A) abandona a ideia de investigar o passado, ao se ver encur...

A) abandona a ideia de investigar o passado, ao se ver encurralado por Leusipo. B) explora a sua posição ameaçadora de homem branco, ao insistir em permanec...

FUVEST - Português - 2021 - Vestibular

Leusipo perguntou o que eu tinha ido fazer na aldeia. Preferi achar que o tom era amistoso e, no meu paternalismo ingênuo, comecei a lhe explicar o que era um romance. Eu tentava convencê-lo de que não havia motivo para preocupação. Tudo o que eu queria saber já era conhecido. E ele me perguntava: "Então, por que você quer saber, se já sabe?" Tentei lhe explicar que pretendia escrever um livro e mais uma vez o que era um romance, o que era um livro de ficção (e mostrava o que tinha nas mãos), que seria tudo historinha, sem nenhuma consequência na realidade. Ele seguia incrédulo. Fazia-se de desentendido, mas na verdade só queria me intimidar. As minhas explicações sobre o romance eram inúteis. Eu tentava dizer que, para os brancos que não acreditam em deuses, a ficção servia de mitologia, era o equivalente dos mitos dos índios, e antes mesmo de terminar a frase, já não sabia se o idiota era ele ou eu. Ele não dizia nada a não ser: "O que você quer com o passado?". Repetia. E, diante da sua insistência bovina, tive de me render à evidência de que eu não sabia responder à sua pergunta.

Bernardo Carvalho, Nove noites. Adaptado.

As respostas do narrador às perguntas de Leusipo são uma tentativa de disfarçar o caráter

A) fabular do romance, inspirado nas lendas e tradições dos Krahô.

B) investigativo do romance, embasado em testemunhos dos Krahô.

C) político do romance, a respeito das condições de vida dos Krahô.

D) etnográfico do romance, através do registro da cultura dos Krahô.

E) biográfico do romance, relatando sua vivência junto aos Krahô.

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