A) a emergência de um novo pacto social, no qual o papel do Estado é indutor da economia, mesmo em países com políticas de Estado mínimo.
B) uma situação pontual em que se buscou valorizar o consumo dos cidadãos em detrimento das grandes empresas e, com isso, ter um benefício social e econômico imediato ao manter a economia longe da recessão.
C) que a crise da Covid-19 fez emergir um modelo econômico alternativo, que remete às propostas keynesianas e à incorporação de pautas como sustentabilidade e responsabilidade social do Estado.
D) que a adoção de apoio emergencial constitui uma contradição teórica para os neoliberais, sem representar o abandono de políticas de redução dos benefícios sociais e desregulamentação econômica.
A) O negacionismo é uma atitude anti-intelectual e pessoal, que tem como princípio vontades particulares e subjetivas, sem conotação com fenômenos políticos.
B) O uso de perspectivas epistemológicas pós-modernas pela direita populista é uma apropriação metodológica dos estudos que questionam a existência de verdades absolutas.
C) A questão da arbitrariedade ou parcialidade da verdade não significa, de acordo com as teorias pósmodernas, a negação de fatos, eventos e evidências.
D) A perspectiva pós-moderna contribui para os revisionismos por se opor a princípios iluministas e ter como método a especulação filosófica inspirada pelos céticos gregos.
A) A designação “refugiado ambiental” não é adequada, pois ela está sendo usada para explicar um movimento migratório interno nos países, sobretudo em regiões agrícolas e zonas costeiras.
B) A designação “refugiado” corresponde a uma estratégia da ONU para justificar políticas de proteção às pessoas e pressionar por acordos internacionais.
C) O impacto do deslocamento sobre mulheres, crianças e idosos significa que um grande contingente de homens jovens abandonará suas famílias e se fixará em outras localidades.
D) O impacto desse êxodo acontece em países com agricultura de subsistência, mas afeta pouco os países com um agronegócio forte e altamente tecnológico, como o Brasil.
A) consideram autoritarismo e fascismo como um mesmo fenômeno, marcado pelo apego ao poder e pelo descumprimento das regras eleitorais.
B) Identificam o personalismo do presidente dos EUA como uma resposta à emergência de um discurso radical feito por minorias, liberais e marxistas.
C) criticam a postura de violência política no processo eleitoral norte-americano e buscam referências em outros processos históricos de deslegitimação da democracia.
D) argumentam que a restauração nacional é uma postura ideológica incompatível com a defesa da democracia.
A) Os letramentos e a tecnologia impactam a diversidade do conhecimento, mas os desdobramentos nas relações econômicas não podem ser mensurados.
B) As manifestações visuais e textuais da cultura da internet criam lógicas de construção de significados que, aparentando ser diversificadas, reiteram o poder da Europa e dos EUA.
C) As redes sociais mais amplas demandam a supressão de saberes e linguagens, e a prática de homogeneização dos letramentos como estratégia de poder das grandes potências.
D) O conceito de letramento é importante para identificar a dinâmica social das linguagens e suas contínuas transformações na era da tecnologia.
(Disponível em https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educa cao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1. Acessado em 28/ 08/2020.) Considerando as informações e os gráficos fornecidos, observa-se que as redes de ensino e os docentes A) tiveram um incremento considerável na diversidade de estratégias de ensino, sem fazer adaptação do modelo presencial, mas propondo uma atuação inovadora nas redes sociais.
B) adotaram alternativas com o objetivo de reduzir o prejuízo educacional e preservar o direito à educação, mas com um modelo pautado na experiência presencial.
C) tiveram que manter o modelo de atividades impressas apenas nas regiões mais remotas do país, pois não há tecnologia disponível em todo o território nacional.
D) apostaram nos conteúdos disciplinares, por ser esse o único conhecimento possível de ser aferido nas diversas avaliações realizadas na área da educação, mesmo com o elevado número de estudantes sem acesso ao ensino.
A) as epidemias são fator de transformação social e foram determinantes para o fim do tráfico de escravos.
B) as epidemias impactam toda a população e as divisões sociais devem ser superadas em momentos de crises sanitárias, para beneficiar a todos, como a decisão de abolir o tráfico de escravos.
C) as elites políticas viram o projeto de embranquecimento da população ser ameaçado, considerando o grande número de mortos causados pela epidemia de febre amarela.
D) as elites imperiais se protegeram da epidemia de forma intuitiva ao buscar refúgio em Petrópolis, por exemplo, e os impactos da crise sanitária ficaram restritos à população pobre.
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