Questões de Ciências Humanas para Vestibular

cód. #855

COMVEST - UNICAMP - Ciências Humanas - 2020 - Vestibular - Ciências Humanas e Artes

Para enfrentar a crise econômica decorrente da pandemia do coronavírus, governos de diferentes matizes ideológicos apoiaram políticas de apoio financeiro aos cidadãos e empresas.
Tais políticas significam

A) a emergência de um novo pacto social, no qual o papel do Estado é indutor da economia, mesmo em países com políticas de Estado mínimo.

B) uma situação pontual em que se buscou valorizar o consumo dos cidadãos em detrimento das grandes empresas e, com isso, ter um benefício social e econômico imediato ao manter a economia longe da recessão.

C) que a crise da Covid-19 fez emergir um modelo econômico alternativo, que remete às propostas keynesianas e à incorporação de pautas como sustentabilidade e responsabilidade social do Estado.

D) que a adoção de apoio emergencial constitui uma contradição teórica para os neoliberais, sem representar o abandono de políticas de redução dos benefícios sociais e desregulamentação econômica.

A B C D E

cód. #856

COMVEST - UNICAMP - Ciências Humanas - 2020 - Vestibular - Ciências Humanas e Artes

“Segundo Michiko Kakutani, em seu livro A morte da verdade, a direita populista contemporânea se apropriou dos argumentos pós-modernistas e seu repúdio filosófico da objetividade. A rejeição dos ideais do Esclarecimento pela Nova Esquerda, como razão e progresso, passou, ironicamente, a ser compartilhada pelas novas expressões populistas. Negacionistas de todas as estirpes – revisionistas do Holocausto, do golpe civil-militar de 1964 no Brasil, por exemplo – exploram o argumento de que não existem verdades e que todas aquelas que são proferidas carregam uma parcialidade e/ou são arbitrárias.”
(Rodrigo Caldeira, “A pandemia do anti-intelectualismo”. Estado da Arte. 25/03/2020. Disponível em https://estadodaarte.estadao.com.br/ a-pandemia-do-anti-intelectualismo/. Acessado em 11/10/2020.)
Assinale a alternativa correta a partir da leitura do fragmento.

A) O negacionismo é uma atitude anti-intelectual e pessoal, que tem como princípio vontades particulares e subjetivas, sem conotação com fenômenos políticos.

B) O uso de perspectivas epistemológicas pós-modernas pela direita populista é uma apropriação metodológica dos estudos que questionam a existência de verdades absolutas.

C) A questão da arbitrariedade ou parcialidade da verdade não significa, de acordo com as teorias pósmodernas, a negação de fatos, eventos e evidências.

D) A perspectiva pós-moderna contribui para os revisionismos por se opor a princípios iluministas e ter como método a especulação filosófica inspirada pelos céticos gregos.

A B C D E

cód. #857

COMVEST - UNICAMP - Ciências Humanas - 2020 - Vestibular - Ciências Humanas e Artes

“O Comissariado para Refugiados da ONU estima que 25 milhões de pessoas já se encontrem em êxodo forçado por catástrofes ambientais. O aumento do nível do mar e consequentes alagamentos devem deslocar pessoas que moram sobretudo em regiões costeiras. Por outro lado, secas e calor intenso podem inviabilizar a agricultura e a subsistência em outras regiões. Diferentemente de refugiados que deixam seus países por motivos políticos, refugiados ambientais tendem a permanecer em seus países, deslocando-se para regiões onde possam construir uma nova existência (...). Sobretudo mulheres, crianças e idosos de países mais pobres serão afetados.”
(DW Brasil. Refugiados ambientais, a dimensão humana do aqueci mento global. Disponível em https://www.dw.com/pt-br/refugiadosambientais-a-dimens%C3%A3o-humana-do-aquecimento-global/a-370 4948. Acessado em 15/10/2020.)
Sobre o tema, é correto afirmar:

A) A designação “refugiado ambiental” não é adequada, pois ela está sendo usada para explicar um movimento migratório interno nos países, sobretudo em regiões agrícolas e zonas costeiras.

B) A designação “refugiado” corresponde a uma estratégia da ONU para justificar políticas de proteção às pessoas e pressionar por acordos internacionais.

C) O impacto do deslocamento sobre mulheres, crianças e idosos significa que um grande contingente de homens jovens abandonará suas famílias e se fixará em outras localidades.

D) O impacto desse êxodo acontece em países com agricultura de subsistência, mas afeta pouco os países com um agronegócio forte e altamente tecnológico, como o Brasil.

A B C D E

cód. #858

COMVEST - UNICAMP - Ciências Humanas - 2020 - Vestibular - Ciências Humanas e Artes

“A América está ameaçada não só pelo autoritarismo, mas pelo fascismo que opera como um culto explicitamente antidemocrático, centrado em torno de uma liderança que promete restauração nacional ante uma humilhação supostamente causada por minorias, liberais e marxistas. Como o fascismo glorifica a violência e a militarização da política, devemos ficar alertas ao fato de Trump ter se recusado a assumir compromisso com uma transferência pacífica do poder. (...) Ao normalizar discurso e ideologia antidemocráticos, Trump está cada vez mais normalizando também um governo autoritário. A estratégia de Trump de enfraquecer as regras democráticas e a legitimidade da eleição está cada vez mais, e de modo assombroso, lembrando a destruição das democracias latino-americanas nas décadas de 60 e 70, quando ditadores criaram um clima em que atos anteriormente considerados ilegais, de uma hora para outra, se tornaram o novo padrão.”
(Jason Stanley, Federico Finchelstein e Pablo Piccato, “O fascismo vai ganhar a eleição nos EUA?”. Project Sindicate. Disponível em https://www.project-syndicate.org/commentary/trumpian-threat-of-fasci st-authoritarianism-after-election-by-federico-finchelstein-et-al-2020-10 /portuguese. Acessado em 09/11/2020.)
A partir do texto, é correto afirmar que os autores

A) consideram autoritarismo e fascismo como um mesmo fenômeno, marcado pelo apego ao poder e pelo descumprimento das regras eleitorais.

B) Identificam o personalismo do presidente dos EUA como uma resposta à emergência de um discurso radical feito por minorias, liberais e marxistas.

C) criticam a postura de violência política no processo eleitoral norte-americano e buscam referências em outros processos históricos de deslegitimação da democracia.

D) argumentam que a restauração nacional é uma postura ideológica incompatível com a defesa da democracia.

A B C D E

cód. #859

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Os letramentos são, em si mesmos, tecnologias e nos dão as chaves para usar tecnologias mais amplas. Eles também produzem uma chave entre o eu e a sociedade: o meio através do qual agimos, participamos e nos tornamos moldados por sistemas e redes “ecossociais” mais amplos. De forma crescente, membros das nossas comunidades on-line virão de histórias culturais não europeias ou estadunidenses. Precisaremos aprender a nos comunicar efetivamente com eles e a aprender efetivamente a partir deles. Nosso sucesso econômico, nossas oportunidades intelectuais e a causa da paz e harmonia mundiais talvez dependam do nosso sucesso nisto. Por termos estado no topo por tanto tempo, será mais difícil para muitos estadunidenses e europeus de classe média e alta aprender a ouvir através das diferenças culturais.
(Adaptado de Jay Lemke, “Letramento metamidiático: transformando significados e mídias. Trabalhos em Linguística Aplicada, 49 (2). Campinas: IEL/Unicamp, 2010. Disponível em https://www.scielo.br/ scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-18132010000200009&lang= pt. Acessado em 09/11/2020.)
A partir do excerto acima, é correto afirmar:

A) Os letramentos e a tecnologia impactam a diversidade do conhecimento, mas os desdobramentos nas relações econômicas não podem ser mensurados.

B) As manifestações visuais e textuais da cultura da internet criam lógicas de construção de significados que, aparentando ser diversificadas, reiteram o poder da Europa e dos EUA.

C) As redes sociais mais amplas demandam a supressão de saberes e linguagens, e a prática de homogeneização dos letramentos como estratégia de poder das grandes potências.

D) O conceito de letramento é importante para identificar a dinâmica social das linguagens e suas contínuas transformações na era da tecnologia.

A B C D E

cód. #860

COMVEST - UNICAMP - Ciências Humanas - 2020 - Vestibular - Ciências Humanas e Artes

Um levantamento da Fundação Carlos Chagas, realizado entre abril e maio de 2020, apresenta os dados a seguir reproduzidos sobre a percepção dos professores a respeito da educação em tempos de pandemia. Nesse momento, no Brasil, 81,9% dos alunos da Educação Básica deixaram de frequentar as instituições de ensino. São cerca de 39 milhões de pessoas. No mundo, esse total soma 64,5% dos estudantes, o que, em números absolutos, representa mais de 1,2 bilhão de pessoas, segundo dados da UNESCO.
Os gráficos abaixo trazem dados referentes à experiência de estudantes e docentes de todo o Brasil que desenvolveram ensino remoto on-line.
(Disponível em https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educa cao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1. Acessado em 28/ 08/2020.) Considerando as informações e os gráficos fornecidos, observa-se que as redes de ensino e os docentes

A) tiveram um incremento considerável na diversidade de estratégias de ensino, sem fazer adaptação do modelo presencial, mas propondo uma atuação inovadora nas redes sociais.

B) adotaram alternativas com o objetivo de reduzir o prejuízo educacional e preservar o direito à educação, mas com um modelo pautado na experiência presencial.

C) tiveram que manter o modelo de atividades impressas apenas nas regiões mais remotas do país, pois não há tecnologia disponível em todo o território nacional.

D) apostaram nos conteúdos disciplinares, por ser esse o único conhecimento possível de ser aferido nas diversas avaliações realizadas na área da educação, mesmo com o elevado número de estudantes sem acesso ao ensino.

A B C D E

cód. #861

COMVEST - UNICAMP - Ciências Humanas - 2020 - Vestibular - Ciências Humanas e Artes

BBC News Brasil - Qual o impacto que as epidemias tiveram na sociedade nacional no fim do Brasil Império? Sidney Chalhoub - A epidemia que primeiro teve um impacto poderoso foi a de febre amarela de 1849-1850. Ela não só matou muita gente como fez muito estrago nas elites. O imperador perdeu um filho. Como ela matava imigrantes, ela afetava o sonho de importar trabalhadores europeus. E como ela voltava a cada verão, Petrópolis cresceu. Os nobres todos fugiam para lá, pois o mosquito transmissor não sobrevivia na altitude da região serrana, embora nem se soubesse ainda que a doença era transmitida por mosquito. A epidemia também foi mais um argumento pelo fim do contrabando de africanos, que estava proibido desde a década de 1830, mas continuava intenso e contava com a conivência do Estado brasileiro. Havia médicos que argumentavam que a febre amarela era transmitida para as Américas por meio do tráfico negreiro. Então houve finalmente a decisão de acabar com o tráfico.
(BBC News. “Pandemia desmascara 'arrogância da ignorância' de governantes, diz historiador”. https://www.bbc.com/portuguese/brasil52250448. Acessado em 05/11/2020.)
Sobre a correlação entre epidemias e seus impactos sociais, o autor considera que

A) as epidemias são fator de transformação social e foram determinantes para o fim do tráfico de escravos.

B) as epidemias impactam toda a população e as divisões sociais devem ser superadas em momentos de crises sanitárias, para beneficiar a todos, como a decisão de abolir o tráfico de escravos.

C) as elites políticas viram o projeto de embranquecimento da população ser ameaçado, considerando o grande número de mortos causados pela epidemia de febre amarela.

D) as elites imperiais se protegeram da epidemia de forma intuitiva ao buscar refúgio em Petrópolis, por exemplo, e os impactos da crise sanitária ficaram restritos à população pobre.

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