BBC News Brasil - Qual o impacto que as epidemias tiveram n...

BBC News Brasil - Qual o impacto que as epidemias tiveram na sociedade nacional no fim do Brasil Império? Sidney Chalhoub - A epidemia que primeiro teve um im...

COMVEST - UNICAMP - Ciências Humanas - 2020 - Vestibular - Ciências Humanas e Artes

BBC News Brasil - Qual o impacto que as epidemias tiveram na sociedade nacional no fim do Brasil Império? Sidney Chalhoub - A epidemia que primeiro teve um impacto poderoso foi a de febre amarela de 1849-1850. Ela não só matou muita gente como fez muito estrago nas elites. O imperador perdeu um filho. Como ela matava imigrantes, ela afetava o sonho de importar trabalhadores europeus. E como ela voltava a cada verão, Petrópolis cresceu. Os nobres todos fugiam para lá, pois o mosquito transmissor não sobrevivia na altitude da região serrana, embora nem se soubesse ainda que a doença era transmitida por mosquito. A epidemia também foi mais um argumento pelo fim do contrabando de africanos, que estava proibido desde a década de 1830, mas continuava intenso e contava com a conivência do Estado brasileiro. Havia médicos que argumentavam que a febre amarela era transmitida para as Américas por meio do tráfico negreiro. Então houve finalmente a decisão de acabar com o tráfico.
(BBC News. “Pandemia desmascara 'arrogância da ignorância' de governantes, diz historiador”. https://www.bbc.com/portuguese/brasil52250448. Acessado em 05/11/2020.)
Sobre a correlação entre epidemias e seus impactos sociais, o autor considera que

A) as epidemias são fator de transformação social e foram determinantes para o fim do tráfico de escravos.

B) as epidemias impactam toda a população e as divisões sociais devem ser superadas em momentos de crises sanitárias, para beneficiar a todos, como a decisão de abolir o tráfico de escravos.

C) as elites políticas viram o projeto de embranquecimento da população ser ameaçado, considerando o grande número de mortos causados pela epidemia de febre amarela.

D) as elites imperiais se protegeram da epidemia de forma intuitiva ao buscar refúgio em Petrópolis, por exemplo, e os impactos da crise sanitária ficaram restritos à população pobre.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.