“Na cultura ocidental, a insensibilidade do amante brutal...

“Na cultura ocidental, a insensibilidade do amante brutal se tornou, como num espelho distorcido, um atributo de masculinidade. Teseu, filho de uma mulher mo...

COMVEST - UNICAMP - Artes Visuais - 2020 - Vestibular - Ciências Humanas e Artes

“Na cultura ocidental, a insensibilidade do amante brutal se tornou, como num espelho distorcido, um atributo de masculinidade. Teseu, filho de uma mulher mortal e deus do mar, usa a sua força viril para realizar várias tarefas aparentemente impossíveis, mas precisa da inteligência feminina de Ariadne para encontrar o caminho pelo labirinto e matar o Minotauro. Depois de usá-la, ele celebremente a abandona; mais tarde é coroado rei de Atenas e honrado como o maior herói da cidade.”
(Alberto Manguel, Lendo imagens. São Paulo: Companhia das Letras, 2001, p. 211-212.)
A partir do texto, é correto afirmar:

A) A naturalização das representações sobre o papel de homens e mulheres, da Grécia aos dias de hoje, deve ser questionada para que se produza uma nova visão sobre os papéis sociais atribuídos a eles e elas.

B) A história de Ariadne, enganada por Teseu, demonstra como a narrativa mítica é enganosa, pois a engenhosidade de Ariadne deveria fazer com que ela desconfiasse de Teseu.

C) Nas narrativas amorosas, nas grandes fábulas e mitos, valoriza-se a mulher apenas como dotada de poder de sedução e sutileza, mas sem inteligência e capacidade para governar ou ser heroína.

D) Teseu, como símbolo masculino, é descrito de forma caricata e vítima dos papéis de gênero a ele atribuídos, como o desejo de poder.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.