“Alguns algoritmos de inteligência artificial (IA) são...

“Alguns algoritmos de inteligência artificial (IA) são desenvolvidos para aprender a reconhecer a música preferida do usuário, o gênero de filmes que lh...

COMVEST - UNICAMP - Atualidades - 2020 - Vestibular - Ciências Humanas e Artes

“Alguns algoritmos de inteligência artificial (IA) são desenvolvidos para aprender a reconhecer a música preferida do usuário, o gênero de filmes que lhe interessa, os assuntos que busca no jornal. O objetivo desse tipo de programação é identificar padrões – e, assim, automatizar decisões e facilitar a vida das pessoas. No entanto, por serem feitos para assimilar modelos de comportamento, os algoritmos também podem replicar atitudes que reforçam o racismo, a misoginia e a homofobia. Absorvem, reproduzem e, como resultado, robustecem a discriminação e a intolerância nas mais variadas formas”.
(Suzel Tunes, “Algoritmos parciais”. Pesquisa Fapesp. https://revista pesquisa.fapesp.br/algoritmos-parciais/. Acessado em 08/11/2020.)
A partir do excerto e das informações sobre algoritmos de inteligência artificial, é correto afirmar:

A) Esses algoritmos expressam vieses políticos e alimentam a indústria de fake news, a partir da padronização definida pelas grandes corporações de tecnologia, e favorecem a construção de “bolhas” no mundo real.

B) Ao automatizar a escolha das pessoas, os sistemas de aprendizagem de máquina perpetuam preconceitos, de forma intencional ou não, pois o sistema de dados é alimentado pelos próprios seres humanos.

C) Os algoritmos são concebidos por princípios e lógicas técnicas neutras, mas a manipulação e o uso distorcido de suas informações é de responsabilidade exclusiva dos usuários.

D) A concepção dos algoritmos e seus usos restringem a autonomia e anulam capacidade de escolha das pessoas, induzindo-as à aceitação de informações e produtos.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.