“O Comissariado para Refugiados da ONU estima que 25 milh...

“O Comissariado para Refugiados da ONU estima que 25 milhões de pessoas já se encontrem em êxodo forçado por catástrofes ambientais. O aumento do nível...

COMVEST - UNICAMP - Ciências Humanas - 2020 - Vestibular - Ciências Humanas e Artes

“O Comissariado para Refugiados da ONU estima que 25 milhões de pessoas já se encontrem em êxodo forçado por catástrofes ambientais. O aumento do nível do mar e consequentes alagamentos devem deslocar pessoas que moram sobretudo em regiões costeiras. Por outro lado, secas e calor intenso podem inviabilizar a agricultura e a subsistência em outras regiões. Diferentemente de refugiados que deixam seus países por motivos políticos, refugiados ambientais tendem a permanecer em seus países, deslocando-se para regiões onde possam construir uma nova existência (...). Sobretudo mulheres, crianças e idosos de países mais pobres serão afetados.”
(DW Brasil. Refugiados ambientais, a dimensão humana do aqueci mento global. Disponível em https://www.dw.com/pt-br/refugiadosambientais-a-dimens%C3%A3o-humana-do-aquecimento-global/a-370 4948. Acessado em 15/10/2020.)
Sobre o tema, é correto afirmar:

A) A designação “refugiado ambiental” não é adequada, pois ela está sendo usada para explicar um movimento migratório interno nos países, sobretudo em regiões agrícolas e zonas costeiras.

B) A designação “refugiado” corresponde a uma estratégia da ONU para justificar políticas de proteção às pessoas e pressionar por acordos internacionais.

C) O impacto do deslocamento sobre mulheres, crianças e idosos significa que um grande contingente de homens jovens abandonará suas famílias e se fixará em outras localidades.

D) O impacto desse êxodo acontece em países com agricultura de subsistência, mas afeta pouco os países com um agronegócio forte e altamente tecnológico, como o Brasil.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.