A trajetória do tomate “[...] DO CAMPO AO MERCADO: A h...

A trajetória do tomate “[...] DO CAMPO AO MERCADO: A história começa no campo de cultivo de um agricultor japonês em Belém Novo, bairro de Porto Alegr...

FUNTEF-PR - Sociologia - 2019 - Vestibular - Cursos Superiores

A trajetória do tomate

“[...] DO CAMPO AO MERCADO: A história começa no campo de cultivo de um agricultor japonês em Belém Novo, bairro de Porto Alegre. O sr. Suzuki colhe e vende seus tomates para um supermercado. DO MERCADO À CASA DAS FAMÍLIAS: No supermercado, uma senhora compra porco e tomate para preparar o almoço de sua família. A sra. Anete faz a transação com o dinheiro obtido com a revenda de perfumes de uma fábrica - o dinheiro é o elemento constante na trajetória.

DA CASA DAS FAMÍLIAS AOS PORCOS: Ao cozinhar, a sra. Anete joga no lixo um dos tomates comprados no supermercado. O lixo é recolhido e levado até o aterro sanitário. Ali, o material orgânico é separado - e os itens em melhor estado são servidos a porcos de um terreno na Ilha das Flores. DOS PORCOS A OUTRAS FAMÍLIAS: O material orgânico restante é dado a famílias pobres, que têm 5 minutos para entrar no cercado dos porcos e recolher os alimentos. “Estas mulheres e crianças são seres humanos, com telencéfalo altamente desenvolvido, polegar opositor e nenhum dinheiro”, define o narrador [...]”.

(Fonte: O passo a passo de “ilhas das Flores”, o melhor curta nacional. Disponível em https://www.nexojornal.com.br/expresso/2019/05/06/Opasso-a-passo-de-%E2%80%98Ilha-das-Flores%E2%80%99-omelhor-curta-nacional. O texto Trajetória do tomate é o subtítulo da análise, de Juliana Sayuri, de 2019, intitulada: O passo a passo de ‘Ilha das Flores’, o melhor curta nacional. Acesso em 04/08/2019.

O fragmento do texto procura explanar a narrativa do documentário Ilha das Flores (1989), dirigido por Jorge Furtado, cujo objetivo é criticar a terrível condição de vida das pessoas que se alimentam de restos de comida dos porcos. Tanto o documentário quanto o fragmento, apontam um fato social comum como causa geradora dessa situação. Assinale a alternativa que aponta a causa da situação apresentada, a partir de uma condição social, segundo as obras aqui referidas.

O alimentar-se com os restos:

A) dá-se pela condição de facilidade de obtenção de alimentos, ainda que em condições insalubres.

B) acontece graças à condição condescendente dos donos dos suínos.

C) é devido à condição de baixa formação dos indivíduos envolvidos.

D) dá-se pela precária condição econômica dos indivíduos.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.