Ao comprar cenouras em um supermercado, José se deparou co...

Ao comprar cenouras em um supermercado, José se deparou com a imagem ao lado, impressa na embalagem do produto. Ao buscar o significado na internet, ele desco...

UPENET/IAUPE - Química - 2021 - Vestibular - 3º Fase - 2º Dia

Ao comprar cenouras em um supermercado, José se deparou com a imagem ao lado, impressa na embalagem do produto. Ao buscar o significado na internet, ele descobriu que se trata da radura, símbolo internacional para produto irradiado, e que as cenouras foram expostas, por tempo controlado, à radiação a partir de uma fonte de cobalto-60, visando retardar seu apodrecimento. Preocupado, José decidiu enterrar o produto para evitar que sua família fosse exposta ao perigo da radiação.

A decisão de José foi considerada

A)

correta, pois a radiação presente nas cenouras pode causar problemas de saúde, a exemplo de queimaduras e câncer de pele.



B) equivocada, pois a radiação emitida pelo cobalto-60 é de baixa intensidade e, por isso, não é prejudicial aos seres humanos.

C) correta, pois a cenoura irradiada, se consumida, pode levar a óbito imediato do consumidor, caso o tempo de meia-vida não tenha sido atingido.

D) equivocada, pois as cenouras não se tornam emissoras de radiação ao serem irradiadas, portanto não existe risco de contaminação em nenhum momento após o processo inicial.

E) equivocada, pois as cenouras, após irradiadas, perdem a capacidade de emissão radioativa durante o transporte para o supermercado, logo não são perigosas para o consumo.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.