As milhares de mortes no Brasil, em decorrência da difusã...

As milhares de mortes no Brasil, em decorrência da difusão da pandemia de coronavírus, além de provocar sérias consequências para o sistema de saúde bra...

SELECON - Atualidades - 2020 - Vestibular - Opção Inglês

As milhares de mortes no Brasil, em decorrência da difusão da pandemia de coronavírus, além de provocar sérias consequências para o sistema de saúde brasileiro e para a economia, revelaram uma dificuldade de cooperação e coparticipação entre os entes fe d e ra tivo s durante a crise sa n itá rio - econômica. Nesse contexto, um dos problemas de coordenação politico-territorial no combate à pandemia está descrito na seguinte afirmativa:

A) As capacidades financeiras não estiveram concentradas na União, mas sim nos municípios, que possuem a menor parte das atribuições.

B) A atuação foi coordenada entre os entes federativos, com destaque para a premência de ações nas escalas locais em um território profundamente desigual.

C) A Constituição Federal de 1988 manteve a tradição de desconcentrar a capacidade de legislar na escala federal, o que aumentou a autonomia dos governos de estados e municípios para se lançarem em iniciativas próprias.

D) A concorrência de atribuições, pouca clareza na letra da lei e propensa a barganhas federativas, foi frequentemente caracterizada por sobreposições , incoerências e lacunas significativas na oferta de bens e serviços públicos os mais essenciais.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.