Atente para o seguinte excerto: “Em 2017, as pessoas que...

Atente para o seguinte excerto: “Em 2017, as pessoas que compuseram o grupo do 1% mais rico da população brasileira obtiveram rendimento médio mensal de R...

UECE-CEV - Sociologia - 2019 - Vestibular - Filosofia e Sociologia 2° Fase

Atente para o seguinte excerto: “Em 2017, as pessoas que compuseram o grupo do 1% mais rico da população brasileira obtiveram rendimento médio mensal de R$ 27.213, enquanto a metade mais pobre da população chegou à marca de R$ 754, menos que um salário mínimo por mês. A desigualdade social entre os grupos chega a 36,1 vezes, entretanto, quando se separa por região, no Nordeste, a diferença chega a 44,9 vezes [...]”.

Disponível em: https://economia.ig.com.br/2018-04-11/desigualdade-renda-ibge.html



O texto acima informa dados sobre a situação de distribuição de renda no Brasil e a concentração de riqueza entre os mais ricos e a população pobre.

Com base nas informações apresentadas, é correto afirmar que as desigualdades sociais

A) caracterizam-se principalmente pela desigualdade econômica decorrente da má distribuição de renda na sociedade, ou seja, quando a renda é distribuída de forma desigual na sociedade.

B) serão superadas pelas iniciativas individuais, sem a necessidade de políticas públicas que favoreçam a distribuição de renda.

C) sãoprocessos sociais próprios do funcionamento natural das sociedades e dizem respeito aos comportamentos e responsabilidades assumidos por cada um.

D) existem e se justificam porque há diferenças de grupos sociais e de regiões, fazendo com que cada um obtenha seus rendimentos conforme suas qualidades e méritos individuais.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.