Cenas do Drama Épico Germinal – Claude Berri, 1993.O lon...

Cenas do Drama Épico Germinal – Claude Berri, 1993.O longa metragem Germinal é uma adaptação do célebre romance de Émile Zola, publicado em 1885. O fil...

UPENET/IAUPE - Filosofia - 2021 - Vestibular - 2º Fase - 1º Dia


Cenas do Drama Épico Germinal – Claude Berri, 1993.


O longa metragem Germinal é uma adaptação do célebre romance de Émile Zola, publicado em 1885. O filme, assim como o livro, retrata as condições de vida dos trabalhadores franceses no século XIX, a partir de uma greve de mineiros. A narrativa procura demonstrar algo que as análises de Marx e Proudhon, dentre outros pensadores e ativistas socialistas de meados do século XIX, perceberam. Esses filósofos defendiam que a melhora nas condições de vida dos trabalhadores só poderia ocorrer com a participação desses na política. Isso se devia, entre outras coisas, a uma profunda diferença na concepção do Estado desses filósofos com relação a outros teóricos modernos da política.


Assinale a alternativa que corresponde a essa forma de compreender o Estado.

A) O Estado deve ser neutro, não interferindo na organização dos trabalhadores.

B) O Estado mínimo é uma das soluções apresentadas pelos socialistas para resolver os problemas da exploração do trabalho.

C) Assim como os liberais, os socialistas acreditam que o Estado é fruto de um contrato social primitivo. Desse modo, é necessária a luta dos trabalhadores pelo reconhecimento político.

D) Para os socialistas, em especial Marx, o Estado é um instrumento de dominação de uma classe sobre a outra, por isso a necessidade de organização política dos trabalhadores como classe social.

E) Tanto o Estado quanto a sociedade não podem ser vistos como lugar de conflito. Por essa razão, os socialistas apontam para a necessidade de a classe trabalhadora se organizar em um partido como forma de exigir seus direitos.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.