Considere três recipientes iguais, abertos, contendo três...

Considere três recipientes iguais, abertos, contendo três fluidos incompressíveis, de densidades d1, d2 e d3, respectivamente, onde d1 > d2 > d3 e, que...

UNEMAT - Física - 2018 - Vestibular - Segundo Semestre

Considere três recipientes iguais, abertos, contendo três fluidos incompressíveis, de densidades d1, d2 e d3, respectivamente, onde d1 > d2 > d3 e, que estejam em repouso. As alturas de coluna de líquido h1, h2 e h3 são iguais, como mostrado na figura I:


MÁXIMO, A.; ALVARENGA, B. Curso de Física. 6.ed. São Paulo: Scipione, 2010. v.1 

Considerando a equação fundamental da Hidrostática, as pressões p1, p2 e p3 ocorrem no fundo das paredes internas de cada recipiente.

Analise o que ocorre nas pressões p1, p2 e p3 e assinale a alternativa correta.

A) As pressões p1, p2 e p3 são iguais, visto que os recipientes são iguais.

B) As pressões p1, p2 e p3 são iguais, pois as colunas de líquido são iguais (h1 = h2 = h3) e os recipientes contêm a mesma quantidade de líquido.

C) As pressões absolutas no fundo dos recipientes são iguais, porém as pressões efetivas são diferentes, visto que os recipientes encontram-se abertos para a atmosfera.

D) As pressões p1, p2 e p3 são diferentes, visto que as densidades dos líquidos são diferentes, embora eles apresentem a mesma altura de coluna de líquido.

E) As pressões p1, p2 e p3 são diferentes, porém as forças nas paredes do fundo de cada recipiente são iguais (F1 = F2 = F3), tendo em vista que as áreas circulares são iguais, quando em contato com os líquidos.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.