Detalhe da obra A Noite Estrelada, de Vincent van Gogh, a p...

Detalhe da obra A Noite Estrelada, de Vincent van Gogh, a partir de uma versão em gigapixel produzida pelo projeto Google Arts & Culture, da gigante da in...

CÁSPER LÍBERO - Conhecimentos Gerais - 2019 - Vestibular


Detalhe da obra A Noite Estrelada, de Vincent van Gogh, a partir de uma versão em gigapixel produzida pelo projeto Google Arts & Culture, da gigante da internet Google.


O ato de apreciar uma obra de arte está sendo modificado à medida que desenvolvemos novas tecnologias, especialmente as de mídia. A realidade aumentada e a impressão 3D nos permitem transformar produções bidimensionais em objetos tangíveis e com relevo. A fotografia em altíssima resolução, chamada técnica de gigapixelização, permite-nos ver detalhes outrora não perceptíveis a olho nu. Com a realidade virtual, podemos passear em museus e outros locais que provavelmente jamais conheceremos ou que não existem mais. A esses desenvolvimentos, somam-se a web semântica, a robotização e a inteligência artificial, que modificam a relação social com a arte. Sobre a relação entre tecnologia e arte na contemporaneidade, é correto afirmar que:

A) é ilegal transmiti r pela internet cópias de obras de arte. Isso inclui as obras em domínio público, isto é, sem restrição de uso por qualquer um que queira utilizá-las.

B) apesar dos avanços tecnológicos na difusão e comunicação da arte, é provável que se mantenha dominante a rejeição à contemplação e consumo de obras de arte na internet. Os meios digitais necessariamente pioram a experiência, vista como genuína, de ir a um museu ou galeria.

C) a difusão digital de obras de arte é uma área de interesse apenas social, sem participação de empresas. Estas não enxergam na comunicação pela internet vantagens comerciais, por exemplo.

D) o impacto da internet nas relações sociais é normalmente exagerado. Mantemos hoje práticas de consumo e atuação tecnológica parecidas com as existentes no século XX, inclusive no que diz respeito à arte.

E) o papel das instituições culturais se modifica. Anteriormente, mantinham sob sua guarda exclusiva elementos do saber que agora se difundem mais livremente, pelos meios digitais, exigindo das instituições uma nova estratégia em relação a seu acervo.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.