É uma tendência substancialmente poética, situada na segu...

É uma tendência substancialmente poética, situada na segunda metade do século XIX. Embora seja simultaneamente contemporânea do Realismo e do Naturalismo,...

Cepros - Literatura - 2019 - Prova de Medicina-2019.2- 1° DIA

É uma tendência substancialmente poética, situada na segunda metade do século XIX. Embora seja simultaneamente contemporânea do Realismo e do Naturalismo, não compartilha dos ideais desses movimentos literários, pois não pretende fazer da arte um mecanismo de interpretação objetiva. Pretende, isso sim, um esteticismo ancorado no princípio da “arte pela arte”, suprimindo da obra de arte qualquer dimensão utilitarista.

O culto à forma, a sofisticação de seus meios de expressão e a rejeição de assuntos corriqueiros e triviais são as marcas mais evidentes de seu projeto de ‘arte poética’.
As criações literárias, como todo produto da linguagem, são contextualizadas. Assim, essas criações transparecem marcas de seu tempo e da cultura dos grupos que representam. Podem ser, desse modo, indícios do que viveram os povos, em diferentes momentos de sua história. Não é por acaso, portanto, que:

A) o Barroco é representativo dos conflitos da época, os quais revelavam as tensões entre os valores mundanos e aqueles espirituais. Sua expressão linguística é, em geral, marcada por antíteses e oposições.

B) o Romantismo é testemunha de um movimento nacionalista, com a pretensão de exaltar a natureza e a autonomia do homem brasileiro. Gonçalves Dias é um dos romancistas de maior destaque na exaltação do indianismo.

C) o Realismo é favorável à produção de romances cheios de idealizações da mulher e do homem nativo, representado pelos povos indígenas.

D) a poesia do Parnasianismo, produzida no início do século XIX, tem como inspiração a literatura clássica, mas cultua o sentimentalismo e a liberdade da forma peculiares ao Romantismo.

E) o Modernismo convive com uma tendência de libertação dos ideais estéticos europeus, embora ainda aborde o amor platônico, a religiosidade, o individualismo, e a supremacia do português de Portugal.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.