Em 1803, o inglês John Dalton publicou um trabalho intitul...

Em 1803, o inglês John Dalton publicou um trabalho intitulado “Absorption of gases by water and other liquids” (Absorção de gases por água e outros lí...

UPENET/IAUPE - Química - 2021 - Vestibular - 1º Fase - 2º Dia

Em 1803, o inglês John Dalton publicou um trabalho intitulado “Absorption of gases by water and other liquids” (Absorção de gases por água e outros líquidos), no qual traçou alguns princípios que culminariam na proposição, em 1808, da ideia científica de átomo. Embora existam modelos mais desenvolvidos para alguns campos de estudo, o modelo atômico proposto por Dalton ainda é muito usual, como no estudo das colisões entre espécies em uma reação química.
Assinale a alternativa que representa o modelo atômico de Dalton.

A) Os átomos são esferas maciças e indivisíveis, com uma densidade específica para cada elemento químico, com átomos de um mesmo elemento, podendo diferir em relação a sua massa (isotopia).

B) Os átomos são esferas maciças e formados por prótons e elétrons, possuindo uma massa específica, associada ao número de prótons.

C) Os átomos são esferas maciças e indivisíveis, possuindo uma massa específica para cada elemento químico.

D) Os átomos são esferas maciças, formados por prótons e elétrons, com uma densidade específica para cada elemento químico e átomos de um mesmo elemento, podendo diferir em relação a sua massa.

E) Os átomos são formados por duas regiões: um pequeno núcleo, onde estão os prótons e os nêutrons; e uma eletrosfera, que comporta os elétrons em diferentes níveis de energia.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.