Em 1967, a escolha da região localizada entre os estados d...

Em 1967, a escolha da região localizada entre os estados do Pará, Maranhão e Goiás para instalar a Guerrilha do Araguaia, foi decorrente de vários motivos...

COPESE - UFT - Conhecimentos Gerais - 2019 - Vestibular - Segundo Semestre - Ciências Humanas e Ciências da Natureza

Em 1967, a escolha da região localizada entre os estados do Pará, Maranhão e Goiás para instalar a Guerrilha do Araguaia, foi decorrente de vários motivos, entre os quais:

A) a presença expressiva de população camponesa; tática militar relacionada à proximidade da floresta Amazônica; semelhanças geográficas e sociais aos movimentos guerrilheiros vitoriosos em países como Cuba e Vietnã.

B) o distanciamento do comando geral militar, localizado em Brasília; maior possibilidade de controle da população rural; estratégia de contato com as guerrilheiras de Nicarágua e Cuba.

C) a estratégia de fuga baseada na possibilidade de rápido acesso ao litoral; maior possibilidade de resistência armada nas montanhas caso fosse necessário; fortalecimento das forças políticas guerrilheiras através da presença de albaneses.

D) a rígida formação militar para a luta na floresta; a existência de comunidades agrícolas que fornecessem alimentação aos guerrilheiros; presença de esconderijos para os armamentos oriundos de Cuba e Nicarágua.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.