Leia atentamente os dois textos a seguir.Texto 1 A Venezuel...

Leia atentamente os dois textos a seguir.Texto 1 A Venezuela é o país com as maiores reservas do mundo, com 300,9 bilhões de barris, de acordo com dados da...

UNICENTRO - Atualidades - 2019 - Vestibular - PAC - 3ª Etapa

Leia atentamente os dois textos a seguir.



Texto 1

A Venezuela é o país com as maiores reservas do mundo, com 300,9 bilhões de barris, de acordo com dados da CIA, a agência de inteligência dos Estados Unidos. Mas ter petróleo nem sempre é sinônimo de riqueza. A Venezuela enfrenta uma crise econômica que fez com que até 3,4 milhões de venezuelanos abandonassem o país, segundo dados da ONU. Na Venezuela, a geologia não facilitou esse trabalho. A maioria do seu petróleo é do tipo pesado, e esta alta densidade torna mais difícil e cara sua extração, porque é preciso usar dissolvente para que o material possa circular.
Disponível em: <https://www.bbc.com/portuguese/internacional-47795371 <BBC Brasil>. Acesso em: 07 de abril de 2019. Adaptado.



Texto 2



O Mercosul é uma das principais potências energética do mundo. O bloco detém 19,6% das reservas provadas de petróleo do mundo, 3,1% das reservas de gás natural e 16% das reservas de gás recuperáveis de xisto.
Disponível em: <http://www.secretariadegoverno.gov.br/menu-de-relevancia/cupula-social-do-mercosul-2015/conheca-o-mercosul/mercosul Acesso em: 05 out. 2019.


Com base nas informações dos Textos 1 e 2 e nos conhecimentos e sobre o Mercosul, é correto afirmar:

A) A Venezuela é o país que detém a maior reserva de petróleo do Mercosul.

B) O alto consumo do petróleo Venezuelano pela próprio país reduziu a sua exportação e promoveu uma forte crise econômica no Mercosul.

C) Apesar de o petróleo Venezuelano não ser de boa qualidade, ainda é bastante exportado, principalmente para União Europeia.

D) Todos os países membros plenos do Mercosul são produtores de petróleo e gás natural.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.