Leia o texto: Mônica dos Santos é uma das moradoras de B...

Leia o texto: Mônica dos Santos é uma das moradoras de Bento Rodrigues, que perdeu tudo o que tinha para a lama da Samarco. ‘Minha mãe e eu escapamos com...

Esamc - Atualidades - 2019 - Vestibular - Segundo Semestre

Leia o texto:
Mônica dos Santos é uma das moradoras de Bento Rodrigues, que perdeu tudo o que tinha para a lama da Samarco. ‘Minha mãe e eu escapamos com vida, porque saímos às 6h para trabalhar, mas não ficamos nem com a roupa do corpo. Na arena que nos recebeu a noite, fomos orientadas a tirar e aceitar roupas de doação’, conta. Isso foi há ‘três anos e quatro meses’. Até hoje, ela e sua família não receberam nem a indenização, nem a nova casa prometida. ‘Sei que ninguém vai ser preso. Nem se fala mais nisso. A justiça do nosso país é muito morosa e funciona para quem tem dinheiro e poder. Se os culpados tivessem sido presos, não teria acontecido o desastre em Brumadinho. As empresas não aprendem com os próprios erros. Tem que ter punição severa’, afirma.
(O que fazer quando empresas matam. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/02/25/politica/1551065907_650249.html acesso em 13 mar. 2019, às 17h07min.
Com base no texto, bem como em seus conhecimentos gerais, assinale a alternativa correta:

A) Uma empresa que não se enquadra na realidade apontada acima é a Vale, que, contando com acionistas globais seriamente comprometidos com as questões humanas e ambientais, não tem histórico de desastres no Brasil.

B) Em janeiro de 2019, em Brumadinho/MG, o rompimento de uma barragem de rejeitos da empresa estatal Petrobras, uma das maiores do mundo, vitimou pessoas e impactou o rio Negro, que corta o estado.

C) O episódio de Brumadinho repetiu a tragédia ocorrida em Mariana/ MG, onde a lama de uma barragem da estatal Petrobras causou em novembro de 2015 similar desrespeito a vidas e ao meio ambiente.

D) Punir empresas é um desafio no Brasil e no mundo, pois os tratados sobre direitos humanos foram feitos após a Segunda Guerra Mundial, quando o poder de corporações transnacionais ainda não era tão grande.

E) Atividades empresariais não impactam os direitos humanos, haja vista que, se matarem, discriminarem ou poluírem, sofrerão severas punições à luz da justiça, sempre balizada pelas rígidas leis socioambientais brasileiras.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.