No início da pandemia da COVID-19, diversas fake news fora...

No início da pandemia da COVID-19, diversas fake news foram divulgadas em aplicativos e redes sociais, visando causar desinformação e confundir as pessoas....

UPENET/IAUPE - Química - 2021 - Vestibular - 1º Fase - 2º Dia

No início da pandemia da COVID-19, diversas fake news foram divulgadas em aplicativos e redes sociais, visando causar desinformação e confundir as pessoas. Uma das notícias falsas foi apresentada em vídeo de curta duração, no qual um indivíduo se apresenta como funcionário de uma indústria química ensinando a produzir um vapor alcalino, que seria eficaz no combate à doença. No filme, ao misturar dois copos de água da torneira com uma colher pequena de bicarbonato de sódio (NaHCO3) e aquecer em fogão caseiro, essa mistura libera um vapor alcalino quando o ponto de ebulição do sal estiver próximo, capaz de derreter o novo coronavírus, que possui características ácidas.
Assinale a alternativa que justifica, do ponto de vista químico, as razões para a informação do vídeo ser equivocada.

A) Não existe a possibilidade de liberação de um vapor alcalino mediante a vaporização do bicarbonato de sódio, pois é um sal ácido.

B) O bicarbonato de sódio, por sua natureza predominantemente iônica, possui altos pontos de fusão e ebulição, não atingíveis em um fogão caseiro.

C) O novo coronavírus é considerado neutro, não possuindo propriedades de ácido nem de base, portanto o vapor alcalino não é efetivo.

D) A possibilidade de formação de ligações de hidrogênio entre a água e o bicarbonato de sódio impede a vaporização do sal e consequentemente a liberação de um vapor alcalino.

E) A água e o bicarbonato de sódio são substâncias inorgânicas, portanto não podem reagir com o novo coronavírus, que é essencialmente formado por substâncias orgânicas.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.