“O ano de 1978 foi mesmo surpreendente. No dia 12 de maio...

“O ano de 1978 foi mesmo surpreendente. No dia 12 de maio, uma década após a repressão à greve de Osasco, cerca de 3 mil operários entraram na fábrica...

CÁSPER LÍBERO - Conhecimentos Gerais - 2019 - Vestibular

“O ano de 1978 foi mesmo surpreendente. No dia 12 de maio, uma década após a repressão à greve de Osasco, cerca de 3 mil operários entraram na fábrica de caminhões Saab-Scania, em São Bernardo do Campo, no entorno de São Paulo, no que parecia ser mais um dia de trabalho. Marcaram seus cartões de ponto, sentaram-se em frente às máquinas e cruzaram os braços.” (SCHWARCZ, L. STARLING, H. Brasil: uma biografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015, p. 476.)

O ciclo grevista de 1978 inaugurou um novo sindicalismo no Brasil. Dentre os projetos que constituíram o desdobramento do movimento dos trabalhadores, é correto incluir:

A) a formação do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) e o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), responsáveis por lançar líderes políticos como Luiz Inácio Lula da Silva.

B) a criação do Sindicato dos Metalúrgicos e a União Operária em São Bernardo.

C) a criação do Partido Comunista do Brasil.

D) a formação de movimentos de base trabalhadora e religiosa como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e as Comunidades Eclesiais de Base.

E) a fundação do Partido dos Trabalhadores (PT), em 1980, além da criação de uma central sindical de ampla representação, a CUT (Central Única dos Trabalhadores), cuja atuação teve início no ano de 1983.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.