O Cólera estava na ordem do dia do Brasil de meados de 180...

O Cólera estava na ordem do dia do Brasil de meados de 1800. Tendo em vista a profusão de relatos sobre seus dramáticos feitos na Europa e na Ásia, o desem...

CEV-URCA - História - 2021 - Prova II - História / Geografia / Português / Inglês

O Cólera estava na ordem do dia do Brasil de meados de 1800. Tendo em vista a profusão de relatos sobre seus dramáticos feitos na Europa e na Ásia, o desembarque dessa peste em terras brasileiras foi seguido de uma forte apreensão por parte das autoridades públicas, médicos e população em geral, a mais vitimada na ocasião. (ALEXANDRE, Jucieldo Ferreira. Quando o “anjo do extermínio” se aproxima de nós: representações sobre o cólera no semanário cratense O Araripe (1855-1864) p.128- Dissertação de mestrado apresentado ao programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal de João Pessoa – UFPB, 2010).


Sobre a epidemia de Cólera na região do Cariri cearense é errôneo afirmar:

A) O cólera é uma doença infectocontagiosa, causada pela ingestão de água e alimentos contaminados pela bactéria Víbrio Cholerae.

B) Apesar de grande estardalhaço nos jornais, no ambiente médico e até mesmo na população, o cólera não vitimou muitas pessoas.

C) Na região do Cariri o principal meio midiático de notícia sobre o cólera, foi o jornal o Araripe.

D) Os principais sintomas da doença eram diarreia e vômitos, causando desidratação em suas vítimas, queda de pressão e em muitos casos a morte.

E) O cólera teria sua origem na Índia, por isso ficou conhecida por várias expressões como: filho de Ganges, mal indiano, cólera asiático.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.