O Rio era “túmulo dos estrangeiros”, uma cidade com ce...

O Rio era “túmulo dos estrangeiros”, uma cidade com cerca de 700 mil habitantes e graves problemas urbanos: rede insuficiente de água e esgoto, toneladas...

UEMG - História e Geografia de Estados e Municípios - 2019 - Vestibular - EAD - Prova 11

O Rio era “túmulo dos estrangeiros”, uma cidade com cerca de 700 mil habitantes e graves problemas urbanos: rede insuficiente de água e esgoto, toneladas de lixo nas ruas, cortiços superpovoados. Um ambiente propício à proliferação de várias doenças, como tuberculose, hanseníase, tifo, sarampo, escarlatina, difteria, coqueluche, febre amarela e peste bubônica. Com o propósito de modernizar a capital, o presidente da República, o prefeito Pereira Passos e o médico sanitarista e diretor da Saúde Pública, Oswaldo Cruz, puseram em prática um grande projeto urbano, que se expandiu ao longo de três eixos: melhoramento do porto do Rio de Janeiro, remodelação urbana e saneamento. Cortiços e prédios velhos foram demolidos e, em seu lugar, surgiram grandes avenidas, modernos edifícios, praças e jardins. (http://bndigital.bn.br/redememoria/revacina.html. Acesso: 11/09/2011. Adaptado.)
Quais foram os impactos da modernização no Rio de Janeiro sobre a população?

A) A modernização do Rio de Janeiro beneficiou as camadas mais baixas da sociedade, uma vez que ganharam moradias melhores.

B) As melhorias feitas no Rio de Janeiro atenderam a uma parcela da população, mas expulsou outra parcela para a periferia e os morros.

C) Através da modernização do Rio de Janeiro a cidade se tornou o “túmulo dos estrangeiros”, pois a transmissão de doenças cresceu.

D) Com a modernização do Rio de Janeiro a população só ganhou melhorias, como a construção de largas avenidas, praças e jardins.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.