Os itens listados neste fragmento são de um panfleto de di...

Os itens listados neste fragmento são de um panfleto de divulgação das reivindicações dos rebeldes pernambucanos, em 1848. 1) O voto livre e universal do...

UFVJM-MG - História - 2018 - Vestibular - 1º Etapa

Os itens listados neste fragmento são de um panfleto de divulgação das reivindicações dos rebeldes pernambucanos, em 1848.
1) O voto livre e universal do povo brasileiro; 2) A plena e absoluta liberdade de comunicar os pensamentos por meio de imprensa; 3) O trabalho com garantia de vida para o cidadão brasileiro; 4) O comércio de retalho só para os cidadãos brasileiros; 5) A inteira e efetiva independência dos poderes constituídos; 6) A extinção do poder moderador e do direito de agraciar; 7) O elemento federal na nova organização; 8) A completa reforma do poder judicial, em ordem a segurar as garantias dos direitos individuais dos cidadãos; 9) A extinção da lei do juro convencional; 10) A extinção do atual sistema de recrutamento.
Fonte: MARSON, Isabel. O império do progresso. A Revolução Praieira. São Paulo, 1987, p.79-80.
Com base nas reivindicações dos participantes da chamada Revolução Praieira, apresentadas no fragmento, constata-se que o grupo defendia:

A) adoção do voto censitário

B) valores do liberalismo político

C) princípios do socialismo científico

D) manutenção do poder moderador

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.