Para o enfrentamento da seca, especialmente no estado do ce...

Para o enfrentamento da seca, especialmente no estado do ceará, muitos sertanejos armazenam água da chuva por meios de um processo de coleta composta por cal...

CEV-URCA - Física - 2019 - Vestibular - Prova I -Física \ Matemática \ Química \ Biologia

Para o enfrentamento da seca, especialmente no estado do ceará, muitos sertanejos armazenam água da chuva por meios de um processo de coleta composta por calhas que capturam esta água direcionando-a para uma cisterna. Ainda se usa antigos mecanismos de bombas mecânicas para extração desta água, um exemplo, do uso do conhecimento da física sobre pressão. Dentre as alternativas abaixo somente uma não converge com o contexto da linguagem científica sobre pressão atmosférica:

A) a pressão atmosférica é provocada pelo peso do próprio ar, assim como a pressão da água é causada pelo seu próprio peso.

B) não sentimos o peso da pressão atmosférica, que aperta nossos corpos, devido a pressão existente no interior de nosso corpo se equilibrar com a pressão produzida pelo ar que está e nossa volta.

C) as antigas bombas de vácuo funcionam a partir de um tubo que se estende para baixo, até ficar imerso na água do poço e é justamente o peso da atmosfera que existe acima da água do poço que empurra a água para cima, para região de pressão reduzida do interior do tubo.

D) ao nível do mar a água não pode ser empurrada pela atmosfera mais alto do que 10,3 metros.

E) conseguimos beber um suco em um copo por meio de um canudo devido conseguirmos sugar o líquido, mesmo sem a presença da pressão atmosférica.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.