Por Fanatismo se entende uma cega obediência a uma ideia,...

Por Fanatismo se entende uma cega obediência a uma ideia, servida com zelo obstinado, até exercer violência para obrigar outros a segui-la e punir quem não...

COPESE - UFT - Sociologia - 2019 - Vestibular - Primeiro Semestre - Ciências Humanas e Ciências da Natureza

Por Fanatismo se entende uma cega obediência a uma ideia, servida com zelo obstinado, até exercer violência para obrigar outros a segui-la e punir quem não está disposto a abraçá-la. (...) O Fanatismo está geralmente ligado ao dogmatismo, isto é, à crença numa verdade ou num sistema de verdades que, uma vez aceitas, não devem ser mais postas em discussão e rejeitam a discussão com os outros; a este corresponde no campo prático o sectarismo, isto é, a parcialidade para com os adeptos e o ódio para com os não crentes. Numa sociedade onde um grupo de fanáticos ganha poder, gera-se como reação e se alastra o espírito do conformismo.
Fonte: BOBBIO, Norberto. Dicionário de Política. Brasília: Editora UNB, 1998 (adaptado).
De acordo com o texto assinale a alternativa INCORRETA.

A) O fanático é aquele que em ato contínuo de devoção estrutura sua mentalidade como a que deverá se sobrepor a todas as outras, se necessário, com violência.

B) O fanatismo favorece aos indivíduos uma concepção plural de sociedade, na qual os diversos grupos conseguem vocalizar suas ideias e serem atendidos em suas demandas.

C) Aqueles que demonstram fanatismo político, acabam por perder o senso crítico, possibilitando, ao líder de governo, a tomada de quaisquer ações, mesmo que essas não sejam de seu interesse.

D) O principal inimigo do fanatismo é o espírito crítico, pois este considera a pluralidade das ideias, encontrando a base para estabelecer um senso de tolerância e diálogo.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.