Que País é EsseNas favelas e no senadoSujeira pra todo lad...

Que País é EsseNas favelas e no senadoSujeira pra todo ladoNinguém respeitaA ConstituiçãoMas todos acreditamNo futuro da nação...Que país é esse?   ...

UNICENTRO - Conhecimentos Gerais - 2019 - Vestibular - História

Que País é Esse

Nas favelas e no senado

Sujeira pra todo lado

Ninguém respeita

A Constituição

Mas todos acreditam

No futuro da nação...


Que país é esse?

                   [...]

Na Amazonia

E no Araguaia iá, iá,

Na baixada fluminense

No Mato Grosso

E nas Gerais

E no Nordeste tudo em paz

Na morte eu descanso

Mas o sangue anda solto

Manchando os papéis

Documentos fiéis

Ao descanso do patrão...


Que país é esse?

                   [...]

Terceiro mundo, se for

Piada no exterior

Mas o Brasil vai ficar rico

Vamos faturar um milhão

Quando vendermos todas as almas

Dos nossos índios num leilão...

 (RUSSO, 2019)

A análise da composição musical e os conhecimentos sobre a questão da cidadania permitem inferir, em relação ao Brasil, que

A) a Constituição brasileira, por ter sido elaborada pelos partidos de esquerda, o que limitou o direito à propriedade, não é cumprida na maioria de seus artigos, tornando-a letra morta, apesar de o brasileiro ser um eterno otimista, o que pode se comprovar nos versos “Ninguém respeita/ a Constituição / Mas todos acreditam / No futuro da nação”.

B) a falta de saneamento básico, que atinge indiscriminadamente e igualmente todas as classes sociais em todos os estados, tem sido o maior problema enfrentado pela sociedade brasileira, o que pode se comprovar nos versos “Nas favelas e no senado / Sujeira pra todo lado”.

C) a Constituição de 1988 garantiu uma maior distribuição de renda no país, trazendo a paz social para a nação e a redução dos índices de violência, o que pode se comprovar nos versos “Na Amazônia / E no Araguaia iá, iá, / Na baixada fluminense / No Mato Grosso / E nas Gerais/ E no Nordeste tudo em paz”.

D) a inserção do Brasil no processo de globalização e do neoliberalismo provocou a exclusão dos direitos sociais e trabalhistas da Constituição, aumentando as tensões sociais, o que pode se comprovar nos versos “Na morte eu descanso, / Mas o sangue anda solto/ Manchando os papéis / Documentos fiéis / Ao descanso do patrão”.

E) esse direito não tem sido respeitado por uma parcela da sociedade, apesar de a Constituição garantir o direito do índio à terra, o que tem provocado uma série de conflitos, o que pode se comprovar nos versos “Mas o Brasil vai ficar rico / Vamos faturar um milhão / Quando vendermos todas as almas / Dos nossos índios num leilão”.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.