Texto 1 Provavelmente o marco mais importante que lançou...

Texto 1 Provavelmente o marco mais importante que lançou a semente científica da sensciência, nível mais simples de consciência animal, foi a obra A expr...

VUNESP - Filosofia - 2021 - Vestibular- Conhecimentos Gerais - Área de Biológicas

Texto 1
Provavelmente o marco mais importante que lançou a semente científica da sensciência, nível mais simples de consciência animal, foi a obra A expressão da emoção no homem e nos animais, de Charles Darwin, que demonstra que os animais apresentam as mesmas expressões que os homens. O maior paradoxo é que, embora a ciência utilize os animais como modelo biológico na medicina desde a década de 1950, há negligência no que concerne à avaliação e ao tratamento da dor em animais, em especial os de laboratório.
(Caroline Marques Maia. “Quanta dor os animais sentem?”. www.comciencia.br, 27.03.2020. Adaptado.)

Texto 2
A capacidade de sentir prazer, dor e medo não é exclusiva dos seres humanos. Ela é, na verdade, vital para a sobrevivência de seres de várias espécies. […] A biologia evolutiva e as ciências do comportamento e do cérebro têm demonstrado que o sistema nervoso dos humanos tem semelhanças impressionantes com o de alguns animais, especialmente de outros mamíferos.
(www.bbc.com, 04.03.2019.)

Os textos levantam questões que dizem respeito

A) ao futuro da evolução dos seres vivos.

B) aos investimentos em pesquisa sobre o comportamento animal.

C) à adoção de condutas éticas no trato com animais.

D) aos debates conceituais sobre fisiologia animal.

E) à preservação dos diversos ecossistemas.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.