TEXTO 10 Em um cenário ideal, o derivado de petróleo de...

TEXTO 10 Em um cenário ideal, o derivado de petróleo deveria ter sido barrado antes de chegar à areia e entrar pelos rios. Entretanto, se o óleo já cheg...

IF-PE - Atualidades - 2019 - Vestibular - Técnico PROEJA

TEXTO 10
Em um cenário ideal, o derivado de petróleo deveria ter sido barrado antes de chegar à areia e entrar pelos rios. Entretanto, se o óleo já chegou à costa, a limpeza deve ser feita na maior velocidade na tentativa de evitar que ele volte para o mar com o movimento das marés.
Disponível em:<https://www.bbc.com/portuguese/brasil-50131560> . Acesso em: 14 nov. 2019 (adaptado).
Assinale a afirmativa CORRETA sobre a informação contida no TEXTO 10.

A) Estudos comprovaram que o óleo vazado não provocará danos em alto mar e em águas profundas, uma vez que todo ele foi levado pelas águas superficiais para o litoral e depositado nas praias.

B) Estudos de monitoramento, por parte da Marinha do Brasil, comprovaram a impossibilidade das manchas de óleo atingirem praias do Sudeste brasileiro, levadas pelas correntes marinhas.

C) O óleo que chegou à costa brasileira trata-se de petróleo bruto, resultante do vazamento de oleodutos venezuelanos, cuja manutenção, realizada pela estatal PDVZA, não detectou sua deterioração.

D) O episódio gerou a criação de uma importante cadeia de trabalho voluntário para a limpeza das praias, que atuou desde o início, devidamente equipada, de modo que garantiu a integridade da saúde dos participantes.

E) O derramamento de óleo provocou risco de contaminação de espécies marinhas e fluviais, importantes na alimentação e cuja produção constitui a base econômica de milhares de famílias.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.