TEXTO 11ENERGIA LIMPA TEM IMPACTO NO PIB DE MUNICÍPIOS DO N...

TEXTO 11ENERGIA LIMPA TEM IMPACTO NO PIB DE MUNICÍPIOS DO NORDESTE  Com a crescente participação das energias eólica e solar, a matriz energética brasilei...

IF-PE - História e Geografia de Estados e Municípios - 2019 - Vestibular - Técnico Subsequente

TEXTO 11


ENERGIA LIMPA TEM IMPACTO NO PIB DE MUNICÍPIOS DO NORDESTE


  Com a crescente participação das energias eólica e solar, a matriz energética brasileira vem se tornando cada vez mais sustentável. Conforme mostra o Balanço Energético Anual 2018 da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), o Nordeste vem se destacando ao concentrar cerca de 80% das torres eólicas do país, além de incontáveis placas de captação de luz solar (fotovoltaicas).

  O interessante é que, antes mesmo de começar a gerar esse tipo de energia, a implementação de infraestrutura já começa a alterar significativamente a rotina das cidades, ao modificar o uso da terra, gerar empregos locais e atrair investimentos em serviços para as turmas de trabalhadores. 

  É o caso de Gentio do Ouro e de Tabocas do Brejo Velho, na Bahia. As duas cidades têm várias coisas em comum: ambas ficam no interior do estado, próximas à fronteira com Pernambuco, são consideradas pequenas (com 11,2 mil e 12,5 mil habitantes, respectivamente) e tinham economias totalmente baseadas na agropecuária até 2015.

  Em 2016, porém, as coisas começaram a mudar. Com investimento pesado na indústria local para a construção de equipamentos e instalações eólicas, Gentio do Ouro viu sua participação no PIB nacional subir da 4.496ª para a 2.491ª posição entre os municípios do país.


PERET, F.Q.; MARTINS, R. Energia limpa tem impacto no PIB de municípios do Nordeste. Revista Retratos.

nº 14. 2019. Disponível em: <https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-denoticias/noticias/25294-energia-limpa-tem-impacto-no-pib-de-municipios-do-nordeste>. Acesso em: 14 out.

2019 (adaptado).



Considerando as informações sobre a contribuição de fontes energéticas responsáveis para a economia das cidades de Gentio do Ouro e de Tabocas do Brejo Velho, ambas na Bahia, assinale a alternativa que explica CORRETAMENTE o que é o PIB e como as instalações dessas atividades ajudaram essas localidades.

A) PIB é uma política de incentivo à utilização de energias limpas e que tenta eliminar os velhos modelos de fontes de energias, que poluíam bastante. As duas cidades citadas no TEXTO 11 tiveram uma mudança radical sobre a poluição do ar, gerando economia para esses municípios.

B) PIB é toda riqueza exportada a partir dos municípios, e, em razão do aumento da circulação de capital gerado pela ocupação das áreas com as usinas sustentáveis, houve um enriquecimento da população nessas localidades.

C) PIB é a média de toda a renda gerada no município e dividida por toda a população. Considerando que houve a instalação de duas usinas energéticas renováveis nas cidades bahianas, é possível compreender que os cidadãos foram muito beneficiados.

D) PIB é toda riqueza gerada no município e, devido à instalação das usinas eólica e solar, além dos empregos gerados, os proprietários das terras obtiveram nova renda, aumentando a circulação de capital nos municípios e dinamizando suas economias, que, antes, eram predominantemente agrícolas.

E) PIB é um índice que mede o tamanho do consumo de energia das cidades. Os municípios de Gentio do Ouro e de Tabocas do Brejo Velho tinham um resultado muito alto para o baixo número da população, por isso, foi decidida a instalação dessas novas usinas, visando baixar esses gastos.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.