Texto 13 LIVRE                           Cruz...

Texto 13 LIVRE                           Cruz e SousaLivre! Ser livre da matéria escrava, Arrancar os grilhões que nos flagelam E livre, penetr...

UPENET/IAUPE - Português - 2021 - Vestibular - 2º Fase - 1º Dia

Texto 13 

LIVRE 

                          Cruz e Sousa


Livre! Ser livre da matéria escrava,

Arrancar os grilhões que nos flagelam

E livre, penetrar nos Dons que selam

A alma e lhe emprestam toda a etérea lava.

Livre da humana, da terrestre bava

Dos corações daninhos que regelam,

Quando os nossos sentidos se rebelam

Contra a Infâmia bifronte que deprava.

Livre! bem livre para andar mais puro,

Mais junto à Natureza e mais seguro

Do seu Amor, de todas as justiças.

Livre! para sentir a Natureza,

para gozar, na universal Grandeza,

Fecundas e arcangélicas preguiças.


CRUZ E SOUSA. Livre. Disponível em:

https://www.escritas.org/pt/t/10984/livre

Acesso em: 13/09/2020.


Texto 14

VIOLÕES QUE CHORAM

                            Cruz e Sousa

Ah! plangentes violões dormentes, mornos,
Soluços ao luar, choros ao vento...
Tristes perfis, os mais vagos contornos,
Bocas murmurejantes de lamento.
[...]

Vozes veladas, veludosas vozes,
Volúpias dos violões, vozes veladas,
Vagam nos velhos vórtices velozes
Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas.

Tudo nas cordas dos violões ecoa
E vibra e se contorce no ar, convulso...
Tudo na noite, tudo clama e voa
Sob a febril agitação de um pulso.
[...]

CRUZ E SOUSA. Violões que choram. Excertos.
Disponível em:
http://www.algumapoesia.com.br/poesia2/poesianet222.htm
Acesso em: 13/09/2020.

Texto 15

DA SENZALA...
                               Cruz e Souza

De dentro da senzala escura e lamacenta
Aonde o infeliz
De lágrimas em fel, de ódio se alimenta
Tornando meretriz 

A alma que ele tinha, ovante, imaculada
Alegre e sem rancor,
Porém que foi aos poucos sendo
transformada
Aos vivos do estertor...

De dentro da senzala
Aonde o crime é rei, e a dor – crânios
abala
Em ímpeto ferino;  

Não pode sair, não,
Um homem de trabalho, um senso, uma
razão...
e sim um assassino!

CRUZ E SOUSA. Da senzala. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/autores/11intro-textos-dos-
autores/691-cruz-e-sousa-da-senzala
Acesso em: 13/09/2020.

Texto 16


   
O imenso sucesso de “Pantera Negra” e a maneira com que o filme impactou principalmente crianças negras em todo o mundo é a medida concreta da importância da representatividade nos mais diversos meios – e especialmente em uma frente cultural tão popular quanto é o cinema. O diferencial é evidente: o herói do filme é negro, e sua história em todo o seu sentido passa pela afirmação de sua identidade. Além de impactar especialmente o público infantil que tanto pôde finalmente se identificar com o personagem nas telas, a triste morte do ator Chadwick Boseman que interpretou o personagem T’Challa, rei de Wakanda e Pantera Negra, trouxe ainda mais o tema da representatividade para o foco.

Disponível em: https://www.hypeness.com.br/2020/09/pantera-negra-fas-
mirins-celebram-chadwick-boseman-e-exaltam-representatividade-negra/
Acesso em: 12/09/2020.





Com base na leitura dos Textos 13, 14, 15 e 16, e considerando as características da obra de Cruz e Sousa, assinale a alternativa CORRETA.

A) A obra de Cruz e Sousa apresenta traços da poesia parnasiano-simbolista, com foco na "arte pela arte", ou seja, na busca pela perfeição das estruturas poéticas, na descrição detalhada de objetos e no rigor sintático-estético, características permeadas por valores clássicos.

B) A poesia de Cruz e Sousa evidencia influências da biografia do poeta, filho de escravos alforriados. Sua poesia mostra, predominantemente, a temática do racismo e a situação dos escravos no Brasil, dando continuidade aos preceitos do Condoreirismo, conforme os Textos 13 e 15.

C) O racismo é a temática predominante da poética de Cruz e Sousa, poeta que dá destaque à figura do negro na literatura, como nos Textos 13, 14 e 15. Esse destaque na representação da identidade negra também está presente no Texto 16, em que "Pantera Negra" traduz a representatividade de um herói negro, especialmente para o público infantil.

D) O Texto 13 é um exemplo típico da poesia parnasiano-simbolista de Cruz e Sousa, visto que mostra a preocupação do sujeito lírico com a liberdade formal e a busca da perfeição poética, com destaque para descrições objetivas, negação do sentimentalismo e para a rigidez dos versos brancos.

E) O Texto 14 apresenta características da poesia simbolista, a exemplo da musicalidade que aproxima a poesia da música, por meio de "aliteração" e "assonância" nos versos: “Vozes veladas, veludosas vozes,/Volúpias dos violões, vozes veladas,/Vagam nos velhos vórtices velozes/Dos ventos, vivas, vãs, vulcanizadas”.

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