“Troco um carro novo com tanque vazio por um usado com t...

“Troco um carro novo com tanque vazio por um usado com tanque cheio! E um amigo troca um rim por 1 litro de gasolina. E outro troca a sogra por 1 litro de g...

COPESE - UFJF - Atualidades - 2018 - Vestibular - 1º Dia - Módulo II

“Troco um carro novo com tanque vazio por um usado com tanque cheio! E um amigo troca um rim por 1 litro de gasolina. E outro troca a sogra por 1 litro de gasolina. E pode ficar com a gasolina! Rarará!

O Meirelles aumenta a gasolina porque que a gente não tem posto, só levado! Rarará!

E o chargista Brum: ‘Saudades de entrar num posto e gritar COMPLETA!’. Vamos na banguela! Rarará!”



(SIMÃO, José. E a gasolina! Nóis vai na banguela! Folha de São Paulo, São Paulo, 22 mai. 2018. Ilustrada, p.C5. Disponível em:<https://www1.folha.uol.com.br/colunas/josesimao/2018/05/e-a-gasolina-nois-vai-na-banguela.shtml> . Acesso em: 20 ago. 2018.)



Em 19 de maio de 2018 entrou em vigor o quinto reajuste diário consecutivo do diesel: a Petrobras elevou os preços desse combustível em 0,80% e os da gasolina em 1,34% nas refinarias. Como consequência, dois dias depois, os caminhoneiros e as transportadoras paralisaram a circulação de cargas no país, movimento que durou 10 dias, sendo classificado por alguns como greve e, por outros, como locaute. Os impactos foram atrozes para a economia do país, bem como para toda população que vivenciou o desabastecimento de combustíveis e alimentos, a paralisação de aeroportos, dentre outros problemas.


(Texto adaptado. Disponível em<https://g1.globo.com/economia/noticia/cronologia-greve-dos-caminhoneiros.ghtml>: . Acesso em: 20 ago. 2018.)



Sobre a greve dos caminhoneiros de 2018 no Brasil, pode-se afirmar que:

A) Foi motivada pela insatisfação do setor de transporte no que tange à dependência do país em relação ao modal rodoviário desde os anos 1950.

B) Evidenciou a necessidade de incremento na frota de veículos de carga autônomos, uma vez que o mercado é fortemente controlado pelas transportadoras.

C) Desencadeou uma política de crédito para o financiamento de caminhões novos com o objetivo de dinamizar a indústria automobilística.

D) Foi motivada pela política de maior influência do Estado no controle dos preços de combustíveis.

E) Foi motivada pela mudança na política de preços da Petrobras, que, a partir de 2016, começou a repassar as flutuações nas cotações internacionais às refinarias.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.