VERMEER, Johannes. La Latière vers (1660). In. Beaux Arts &...

VERMEER, Johannes. La Latière vers (1660). In. Beaux Arts & hors - série Vermeer et les maîtres de la peinture hollandaise. Paris, 2017. p. 43. Acesso em...

UEG - Literatura - 2019 - Vestibular - Inglês


VERMEER, Johannes. La Latière vers (1660). In. Beaux Arts & hors - série Vermeer et les maîtres de la peinture hollandaise. Paris, 2017. p. 43. Acesso em: 12 mar. 2019. 




Iracema, a virgem dos lábios de mel, que tinha os cabelos mais negros que a asa da graúna, e mais longos que seu talhe de palmeira.
O favo da jati não era doce como seu sorriso; nem a baunilha recendia no bosque seu hálito perfumado.
Mais rápida que a ema selvagem, a morena virgem corria o sertão e as matas do Ipu, onde campeava sua guerreira tribo, da grande nação tabajara. O pé grácil e nu, mal roçando, alisava apenas a verde pelúcia que vestia a terra com as primeiras águas. 

ALENCAR, José de. Iracema. São Paulo: Saraiva, 2006. p. 15.
A construção das imagens femininas, tanto na pintura de Vermeer quanto no fragmento de Alencar, indicam respectivamente

A) arroubo e retrocesso

B) afetação e libertinagem

C) servidão e autodeterminação

D) celeridade e imbecilidade

E) dismorfia e fraqueza

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.