A) explicação – consequência – adversidade. B) adiç?...

A) explicação – consequência – adversidade. B) adição – conformidade – adversidade. C) adição – consequência – conclusão. D) explicação ?...

INEP - Espanhol - 2018 - Vestibular Segundo Semestre - Língua Espanhola

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo. 



Os pronom s “nombrarlo” (l. 02), “le” (l. 42) y “lo” (l. 51), ressaltados no texto, referem-se respectivamente a

A) Américo Vespucio (l. 01) – la sociedad (l. 42) – árbol (l. 51).

B) Nuevo Mundo (l. 02) – la sociedad (l. 42) – árbol (l. 51).

C) Nuevo Mundo (l. 02) – una lengua (l. 42) – árbol (l. 51).

D) Américo Vespucio (l. 01) – una lengua (l. 42) – año (l. 51).

E) Américo Vespucio (l. 01) – la sociedad (l. 42) – año (l. 51).

A B C D E
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INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo. 



Nas afirmações seguir acerca do texto, coloque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas.

( ) A língua é entendida como algo que nomeia e, consequentemente, cria a realidade.
( ) A língua é vista como uma propriedade da memória, capaz de trazer à tona recordações.
( ) Afirma-se que a língua permite organizar a informação, sem dar lugar à imaginação.
( ) Declara-se que a língua é transmitida entre gerações e revela determinada cosmovisão.

A alternativa que completa a sequência correta, de cima para baixo, é

A) F – F – V – V

B) F – F – V – F

C) V – V – V – F

D) V – V – F – V

E) V – V – F – F

A B C D E
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INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo. 



Sobre o texto lido, é INCORRETO dizer que:

A) Seu objetivo central é apresentar os dados de Universalis Cosmographia para mostrar como as línguas chegaram à América, trazidas pelos colonizadores.

B) Ethnologue Database mostra as línguas faladas no mundo em 2017, assim como as que correm o risco de desaparecer e que são, no total, um terço daquelas.

C) Ethnologue Database mostra as línguas faladas no mundo em 2017, assim como as que correm o risco de desaparecer e que são, no total, um terço daquelas.

D) Há uma preocupação em valorizar o plurilinguismo, salientando-se a importância de que povos originários possam receber educação em sua língua-mãe.

E) Os povos indígenas na Argentina, embora por muito tempo negados como uma etnia que deu origem à população desse país, hoje, assumem sua identidade.

A B C D E
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INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo. 



O texto lido é um(a) ______ porque ______

A) Carta de manifestação – se trata de um pedido de preservação das línguas indígenas de uma comunidade.

B) Carta do leitor – consiste na resposta de Geney Beltrán Félix a uma matéria veiculada pelo jornal La Nación.

C) Nota de repúdio – foi escrita por Cristina Massineo com vistas a criticar uma medida tomada pelo Ministério de Educação em 2007.

D) Artigo de opinião – é um texto de autoria conjunta de dois estudiosos da linguagem sobre um problema mundial da atualidade.

E) Reportagem – contextualiza uma temática, relacionando-a a dados e exemplos reais, explicados por vozes de autoridade.

A B C D E
INEP - Inglês - 2018 - Vestibular Segundo Semestre - Língua Inglesa

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo. 



Assinale a alternativa que apresenta o significado do provérbio “you can´t teach an old dog n w tricks” (l. 04).

A) It's best to do something on time, but if you can't, do it late.

B) Strong people don't give up when they face challenges.

C) If you are not young, learning new skills is very difficult.

D) People who go after what they want are more successful.

E) Don't whine and complain if you don't get what you want.

A B C D E
INEP - Inglês - 2018 - Vestibular Segundo Semestre - Língua Inglesa

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo. 



Segundo o professor Albert Costa (l. 13 a l. 17),

A) crianças têm mais sucesso no aprendizado do sotaque da língua estrangeira.

B) a neuroplasticidade do cérebro humano aumenta quando ficamos mais velhos.com o passar dos anos, o cérebro humano torna-se mais capaz de aprender.

C) com o passar dos anos, o cérebro humano torna-se mais capaz de aprender.

D) um falante nativo sempre conhece mais palavras do que um aprendiz adulto.

E) crianças levam vantagem no aprendizado de todos os aspectos de uma língua.

A B C D E
INEP - Inglês - 2018 - Vestibular Segundo Semestre - Língua Inglesa

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo. 



Considere o emprego do ´s nas seguintes afirmações.
I - “Th brain's neuroplasticity” (l. 02) é a contração de “has”.
II - “It´s often said” (l. 04) é a contração de “is”.
III - “one 's brain” (l. 28) é a contração do “genitive case”.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.

B) Apenas II.

C) Apenas III.

D) Apenas II e III.

E) I, II, III.

A B C D E
INEP - Inglês - 2018 - Vestibular Segundo Semestre - Língua Inglesa

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo. 



O “phrasal verb” “put off” (l. 02) é sinônimo de

A) “put on”.

B) “pass away”.

C) tak off”.

D) “back up”.

E) “driv away”.

A B C D E
INEP - Inglês - 2018 - Vestibular Segundo Semestre - Língua Inglesa

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo. 



Assinale a alternativa que apresenta o principal objetivo do texto.

A) Defend the idea that adults should enroll in foreign language learning courses.

B) Inform that learning a language in adulthood has positive impact on brain health.

C) Discuss the contributions of neuroscience to the understanding of neuroplasticity.

D) Compare learning a foreign language with learning to play a musical instrument.

E) Alert that Alzheimer´s disease and other forms of dementia have been increasing.

A B C D E
INEP - Português - 2018 - Provas: Vestibular Segundo Semestre - Língua Inglesa Vestibular Segundo Semestre - Língua Espanhola

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.


Disponív l m: <http://www.r vista ducacao.com.br/um-pr mio-para-todos-qu -alfab tizam/>. c sso m: 16 mar. 2018.

Assinale a alternativa em que a afirmação NÃO condiz com o texto.

A) A professora Magda Soares vem conseguindo êxitos ao longo de toda sua carreira.

B) O advérbio “c rtam nt ”, qu abr o s gundo parágrafo, é uma m nção qu o autor do t xto faz ao que deve ter sido levado em consideração pelo júri para justificar a premiação.

C) Com 85 anos de carreira, essa foi a primeira vez que a professora Magda Soares conquista o cobiçado Prêmio Jabuti.

D) Um dos principais motivos da evasão escolar é a dificuldade do letramento.

E) Não há consenso no Brasil entre o método que deveria ser utilizado para a alfabetização, e essa briga já ocorre há mais de um século.

A B C D E
INEP - Português - 2018 - Provas: Vestibular Segundo Semestre - Língua Inglesa Vestibular Segundo Semestre - Língua Espanhola

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.


Disponív l m: <http://www.r vista ducacao.com.br/um-pr mio-para-todos-qu -alfab tizam/>. c sso m: 16 mar. 2018.

Observe as seguintes afirmações.

I - “Emérita”, “árido”, “últimas”, “sinônimo”, “métodos”, “fônicos”, “analíticos” “sintéticos” são palavras acentuadas graficamente pela mesma regra.
II - S a palavra “tema” (l. 05) foss substituída por “matéria”, o “ao” (l. 04) d v ria s r substituído por “à”.
III -A expressão “acerca de ” (l. 14) pode ser substituída por “sobre ” sem nenhuma perda do s ntido original do período.

Quais estão corretas?

A) Apenas I.

B) Apenas I e II.

C) Apenas I e III.

D) Apenas II e III.

E) I, II e III.

A B C D E
INEP - Português - 2018 - Provas: Vestibular Segundo Semestre - Língua Inglesa Vestibular Segundo Semestre - Língua Espanhola

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.


Disponív l m: <http://www.r vista ducacao.com.br/um-pr mio-para-todos-qu -alfab tizam/>. c sso m: 16 mar. 2018.

palavra “pendenga” (l. 13) faz alusão à qual outra palavra ou expressão do texto?

A) fracasso (l. 10)

B) desafios (l. 11)

C) briga (l. 12)

D) disputas (l. 15)

E) visões restritivas (l. 16)

A B C D E
INEP - Português - 2018 - Provas: Vestibular Segundo Semestre - Língua Inglesa Vestibular Segundo Semestre - Língua Espanhola

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.


Disponív l m: <http://www.r vista ducacao.com.br/um-pr mio-para-todos-qu -alfab tizam/>. c sso m: 16 mar. 2018.

Os adjtivos “profícua” (l. 03) “árido” (l. 05) encontram, respectivamente, sinônimos mais adequados em qual das alternativas abaixo?

A) propícia – rude

B) favorável – áspero

C) conveniente – improdutivo

D) benéfica – insensível

E) próspera – frio

A B C D E
INEP - Química - 2018 - Provas: Vestibular Segundo Semestre - Língua Inglesa Vestibular Segundo Semestre - Língua Espanhola

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

O ovo perfeito

Nenhum lugar da casa se parece tanto com um laboratório de química quanto a cozinha, onde diversos ingredientes são misturados, queimados, fermentados e submetidos a processos dignos de experiências científicas. Assim como no laboratório, ter noções de química é essencial para que o cozinheiro consiga preparar corretamente os pratos, até os mais simples. Veja, por exemplo, como levar à perfeição a arte de cozinhar ovos.

A clara possui água, gordura e colesterol. Também tem muitas proteínas que mudam de forma quando aquecidas. Elas se desenrolam e deixam expostas regiões na superfície que as ligam a outras proteínas, formando um emaranhado que transforma a clara no material sólido e branco que conhecemos. O ovo também tem bolhas de ar para que o filhote comece a respirar. Elas se tornam um problema quando cozinhamos porque, além de deixar o fundo do ovo chato, ainda podem aumentar a pressão interna e fazê-lo rachar. Para resolver o problema, basta furar o fundo da casca com uma agulha antes de cozinhar e colocar sal ou limão na água. Os dois ingredientes conseguem tampar o buraco porque agem sobre a clara da mesma forma que o calor: fazem as proteínas se juntarem e endurecerem antes que o ovo vaze na panela.

Há também outras maneiras pelas quais o ovo pode explodir. A casca é irregular e, ao aquecer, cada uma das partes começa a se expandir de forma diferente, o que pode levar a rachaduras. É preciso controlar a forma como ele esquenta para que isso não aconteça. Coloque o ovo em água fria, aqueça até ferver, reduza o fogo por mais 10 minutos e jogue em outro recipiente com água fria. Esse último procedimento também ajuda a eliminar aquela substância esverdeada que se forma em volta da gema. Ela surge quando o sulfeto de hidrogênio presente na clara esquenta e se expande.

O aumento de pressão o faz migrar para as regiões mais frias do ovo, como a gema, onde ele reage com o ferro e forma sulfeto de ferro, o material verde. Quando jogamos o ovo em água fria, a casca diminui de temperatura e atrai o sulfeto para longe da gema.

Finalmente, é bom saber que, quanto mais velho um ovo, mais fácil ele descasca. Ao envelhecer, ele se torna menos ácido, o que faz com que a membrana interna da casca se enfraqueça e não grude na parte branca.

É recomendável deixar os ovos ao menos uma semana na geladeira, com cuidado para que eles não estraguem.

Seguindo todas as dicas, o ovo terá formato, aparência e gosto perfeitos.


Que mistura: as histórias curiosas da química. Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/que-mistura-as-historiascuriosas-da-quimica/>. Acesso em: 19 mar. 2
“...aquela substância esverdeada que se forma em volta da gema. Ela surge quando o sulfeto de hidrogênio presente na clara esquenta se expande .” Com relação ao sulfeto de hidrogênio, é correto afirmar que

A) sua massa molar é, aproximadamente, 33 g.mol-1.

B) é uma mistura química entre o átomo de hidrogênio e o átomo de enxofre.

C) é classificado como uma substância inorgânica pertencente à função química denominada ácido.

D) sua fórmula química é H2SO2.

E) sua ligação química é do tipo iônica.

A B C D E
INEP - Ciências - 2018 - Provas: Vestibular Segundo Semestre - Língua Inglesa Vestibular Segundo Semestre - Língua Espanhola

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

O ovo perfeito

Nenhum lugar da casa se parece tanto com um laboratório de química quanto a cozinha, onde diversos ingredientes são misturados, queimados, fermentados e submetidos a processos dignos de experiências científicas. Assim como no laboratório, ter noções de química é essencial para que o cozinheiro consiga preparar corretamente os pratos, até os mais simples. Veja, por exemplo, como levar à perfeição a arte de cozinhar ovos.

A clara possui água, gordura e colesterol. Também tem muitas proteínas que mudam de forma quando aquecidas. Elas se desenrolam e deixam expostas regiões na superfície que as ligam a outras proteínas, formando um emaranhado que transforma a clara no material sólido e branco que conhecemos. O ovo também tem bolhas de ar para que o filhote comece a respirar. Elas se tornam um problema quando cozinhamos porque, além de deixar o fundo do ovo chato, ainda podem aumentar a pressão interna e fazê-lo rachar. Para resolver o problema, basta furar o fundo da casca com uma agulha antes de cozinhar e colocar sal ou limão na água. Os dois ingredientes conseguem tampar o buraco porque agem sobre a clara da mesma forma que o calor: fazem as proteínas se juntarem e endurecerem antes que o ovo vaze na panela.

Há também outras maneiras pelas quais o ovo pode explodir. A casca é irregular e, ao aquecer, cada uma das partes começa a se expandir de forma diferente, o que pode levar a rachaduras. É preciso controlar a forma como ele esquenta para que isso não aconteça. Coloque o ovo em água fria, aqueça até ferver, reduza o fogo por mais 10 minutos e jogue em outro recipiente com água fria. Esse último procedimento também ajuda a eliminar aquela substância esverdeada que se forma em volta da gema. Ela surge quando o sulfeto de hidrogênio presente na clara esquenta e se expande.

O aumento de pressão o faz migrar para as regiões mais frias do ovo, como a gema, onde ele reage com o ferro e forma sulfeto de ferro, o material verde. Quando jogamos o ovo em água fria, a casca diminui de temperatura e atrai o sulfeto para longe da gema.

Finalmente, é bom saber que, quanto mais velho um ovo, mais fácil ele descasca. Ao envelhecer, ele se torna menos ácido, o que faz com que a membrana interna da casca se enfraqueça e não grude na parte branca.

É recomendável deixar os ovos ao menos uma semana na geladeira, com cuidado para que eles não estraguem.

Seguindo todas as dicas, o ovo terá formato, aparência e gosto perfeitos.


Que mistura: as histórias curiosas da química. Disponível em: <https://super.abril.com.br/ciencia/que-mistura-as-historiascuriosas-da-quimica/>. Acesso em: 19 mar. 2

Avalie as afirmações abaixo.



I - “ clara possui água, gordura col st rol.” Isso significa qu a clara é uma mistura homogênea.

II - “Também t m muitas prot ínas qu mudam d forma quando aqu cidas. Elas s d s nrolam deixam expostas regiões na superfície que as ligam a outras proteínas, formando um emaranhado que transforma a clara no material sólido branco qu conh c mos.” Essa mudança d comportamento deve-se às forças intermoleculares.

III - “O ovo também t m bolhas d ar para qu o filhot com c a r spirar.” omo o ar atmosférico é composto, aproximadamente, de 20% de gás oxigênio e 80% de gás nitrogênio, os filhotes aproveitam o oxigênio da mistura gasosa para se manterem vivos.

IV - O cozimento dos ovos é um processo endotérmico.

V - Se adiciona o limão na água de cozimento do ovo para deixá-la ácida.



Assinale a alternativa correta.

A) Apenas I.

B) Apenas I e III.

C) Apenas II e III.

D) Apenas I, II, III e V.

E) I, II, III, IV e V.

A B C D E
IF-RS - Português - 2018 - Vestibular

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.


Disponível em: <http://www.r vista ducacao.com.br/um-pr mio-para-todos-qu -alfab tizam/>. acesso em: 16 mar. 2018.

Assinale a alternativa em que a afirmação NÃO condiz com o texto.

A) A professora Magda Soares vem conseguindo êxitos ao longo de toda sua carreira.

B) O advérbio “certamente ”, que abre o segundo parágrafo, é uma menção que o autor do texto faz ao que deve ter sido levado em consideração pelo júri para justificar a premiação.

C) Com 85 anos de carreira, essa foi a primeira vez que a professora Magda Soares conquista o cobiçado Prêmio Jabuti.

D) Um dos principais motivos da evasão escolar é a dificuldade do letramento.

E) Não há consenso no Brasil entre o método que deveria ser utilizado para a alfabetização, e essa briga já ocorre há mais de um século.

A B C D E
IF-RS - Português - 2018 - Vestibular

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.


Disponível em: <http://www.r vista ducacao.com.br/um-pr mio-para-todos-qu -alfab tizam/>. acesso em: 16 mar. 2018.

Observe as seguintes afirmações.

I - “Emérita”, “árido”, “últimas”, “sinônimo”, “métodos”, “fônicos”, “analíticos” “sintéticos” são palavras acentuadas graficamente pela mesma regra. II - Se a palavra “tema” (l. 05) fosse substituída por “matéria”, o “ao” (l. 04) deveria ser substituído por “à”. III - A expressão “acerca de ” (l. 14) pode ser substituída por “sobre” sem nenhuma perda do sentido original do período.

Quais stão corretas?

A) Apenas I.

B) Apenas I e II.

C) Apenas I e III.

D) Apenas II e III.

E) I, II e III.

A B C D E
IF-RS - Português - 2018 - Vestibular

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.


Disponível em: <http://www.r vista ducacao.com.br/um-pr mio-para-todos-qu -alfab tizam/>. acesso em: 16 mar. 2018.

A palavra “pendenga” (l. 13) faz alusão à qual outra palavra ou expressão do texto?

A) fracasso (l. 10)

B) desafios (l. 11)

C) briga (l. 12)

D) disputas (l. 15)

E) visões restritivas (l. 16)

A B C D E
IF-RS - Português - 2018 - Vestibular

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.


Disponível em: <http://www.r vista ducacao.com.br/um-pr mio-para-todos-qu -alfab tizam/>. acesso em: 16 mar. 2018.

Os adj tivos “profícua” (l. 03) “árido” (l. 05) encontram, respectivamente, sinônimos mais adequados em qual das alternativas abaixo?

A) propícia – rude

B) favorável – áspero

C) conveniente – improdutivo

D) benéfica – insensível

E) próspera – frio

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IF-RS - Português - 2018 - Vestibular

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

NOGUEIRA, Salvador. Os legados do gênio Stephen Hawking, na ciência e na vida. Disponível em:<https://super.abril.com.br/ciencia/os-legados-do-genio-na-ciencia-e-na-vida/>. Acesso em: 22 mar. 2018. (adaptado)

Considere as seguintes afirmações acerca do emprego de tempos verbais no texto.

I - Os verbos “seria” (l. 01) “ entrou” (l. 05) estão conjugados no modo indicativo. II - Todos os verbos do quarto parágrafo estão conjugados no pretérito imperfeito do indicativo, porque fazem referência a rotinas e hábitos do passado. III - Os verbos “Imagine ” (l. 18) “acho” (l. 27) estão conjugados no presente do subjuntivo. Quais estão corretas?
Quais estão corretas?

A) Apenas I.

B) Apenas II.

C) Apenas III.

D) Apenas I e II.

E) I, II e III.

A B C D E
IF-RS - Português - 2018 - Vestibular

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

NOGUEIRA, Salvador. Os legados do gênio Stephen Hawking, na ciência e na vida. Disponível em:<https://super.abril.com.br/ciencia/os-legados-do-genio-na-ciencia-e-na-vida/>. Acesso em: 22 mar. 2018. (adaptado)

Assinale a alternativa que apresenta, no texto, os sentidos, contextualmente adequados, para os nexos “Entretanto” (l. 05), “Logo” (l. 13) e “para” (l. 19), nesta ordem.

A) contraste – explicação – finalidade

B) concessão – conclusão – conformidade

C) contraste – conclusão – finalidade

D) concessão – explicação – finalidade

E) condição – finalidade – conformidade

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IF-RS - Português - 2018 - Vestibular

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

NOGUEIRA, Salvador. Os legados do gênio Stephen Hawking, na ciência e na vida. Disponível em:<https://super.abril.com.br/ciencia/os-legados-do-genio-na-ciencia-e-na-vida/>. Acesso em: 22 mar. 2018. (adaptado)

Considere as seguintes ocorrências de artigo no texto.

I - O artigo indefinido na linha 03. II - O artigo definido na linha 14. III - A segunda ocorrência do artigo definido na linha 27.

Quais poderiam ser omitidos, preservando a correção de seus contextos?

A) Apenas I.

B) Apenas II.

C) Apenas III.

D) Apenas I e III.

E) I, II e III.

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INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

NOGUEIRA, Salvador. Os legados do gênio Stephen Hawking, na ciência e na vida. Disponível em:<https://super.abril.com.br/ciencia/os-legados-do-genio-na-ciencia-e-na-vida/>. Acesso em: 22 mar. 2018. (adaptado)

Considere as seguintes propostas de alteração de sinais de pontuação no texto.


I - Substituição dos travessões das linhas 10 e 11 por vírgulas.

II - Substituição do ponto final da linha 27 por vírgula, iniciando com letra minúscula a conjunção “Mas” da linha 27.

III - Supressão da vírgula na linha 30.


Quais propostas estão corretas?

A) Apenas I.

B) Apenas II.

C) Apenas I e II.

D) Apenas II e III.

E) I, II e III.

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IF-RS - Português - 2018 - Vestibular

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

NOGUEIRA, Salvador. Os legados do gênio Stephen Hawking, na ciência e na vida. Disponível em:<https://super.abril.com.br/ciencia/os-legados-do-genio-na-ciencia-e-na-vida/>. Acesso em: 22 mar. 2018. (adaptado)

A partir da leitura do texto, depreende-se que

A) a mídia se aproveitou de maneira sensacionalista da imagem debilitada de Hawking.

B) Hawking obteve maior destaque e reconhecimento por sua atuação em áreas não propriamente relacionadas à Física.

C) Hawking era constantemente contestado por seus colegas cientistas.

D) Hawking defendia a utilização irrestrita da inteligência artificial como ferramenta para o desenvolvimento da espécie humana.

E) Hawking era reconhecido não apenas pelo seu legado na Física, mas também pelo seu engajamento em outras causas.

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IF-RS - Português - 2018 - Vestibular

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.

NOGUEIRA, Salvador. Os legados do gênio Stephen Hawking, na ciência e na vida. Disponível em:<https://super.abril.com.br/ciencia/os-legados-do-genio-na-ciencia-e-na-vida/>. Acesso em: 22 mar. 2018. (adaptado)

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas nas linhas 03, 07, 12 e 25, nesta ordem.

A) a – à – a – à

B) à – a – à – à

C) à – à – a – a

D) a – a – à – a

E) à – a – à – a

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IF-RS - Química - 2018 - Vestibular

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.


O ovo perfeito

Nenhum lugar da casa se parece tanto com um laboratório de química quanto a cozinha, onde diversos ingredientes são misturados, queimados, fermentados e submetidos a processos dignos de experiências científicas. Assim como no laboratório, ter noções de química é essencial para que o cozinheiro consiga preparar corretamente os pratos, até os mais simples. Veja, por exemplo, como levar à perfeição a arte de cozinhar ovos.
A clara possui água, gordura e colesterol. Também tem muitas proteínas que mudam de forma quando aquecidas. Elas se desenrolam e deixam expostas regiões na superfície que as ligam a outras proteínas, formando um emaranhado que transforma a clara no material sólido e branco que conhecemos. O ovo também tem bolhas de ar para que o filhote comece a respirar. Elas se tornam um problema quando cozinhamos porque, além de deixar o fundo do ovo chato, ainda podem aumentar a pressão interna e fazê-lo rachar. Para resolver o problema, basta furar o fundo da casca com uma agulha antes de cozinhar e colocar sal ou limão na água. Os dois ingredientes conseguem tampar o buraco porque agem sobre a clara da mesma forma que o calor: fazem as proteínas se juntarem e endurecerem antes que o ovo vaze na panela.
Há também outras maneiras pelas quais o ovo pode explodir. A casca é irregular e, ao aquecer, cada uma das partes começa a se expandir de forma diferente, o que pode levar a rachaduras. É preciso controlar a forma como ele esquenta para que isso não aconteça. Coloque o ovo em água fria, aqueça até ferver, reduza o fogo por mais 10 minutos e jogue em outro recipiente com água fria. Esse último procedimento também ajuda a eliminar aquela substância esverdeada que se forma em volta da gema. Ela surge quando o sulfeto de hidrogênio presente na clara esquenta e se expande.
O aumento de pressão o faz migrar para as regiões mais frias do ovo, como a gema, onde ele reage com o ferro e forma sulfeto de ferro, o material verde. Quando jogamos o ovo em água fria, a casca diminui de temperatura e atrai o sulfeto para longe da gema.
Finalmente, é bom saber que, quanto mais velho um ovo, mais fácil ele descasca. Ao envelhecer, ele se torna menos ácido, o que faz com que a membrana interna da casca se enfraqueça e não grude na parte branca.
É recomendável deixar os ovos ao menos uma semana na geladeira, com cuidado para que eles não estraguem.
Seguindo todas as dicas, o ovo terá formato, aparência e gosto perfeitos.
Que mistura: as histórias curiosas da química. Disponível em:<https://super.abril.com.br/ciencia/que-mistura-as-historiascuriosas-da-quimica/>. . Acesso em: 19 mar. 2018.
“...aquela substância esverdeada que se transforma em volta da gema. Ela surge quando o sulfeto de hidrogênio presente na clara esquenta e se expande.” Com relação ao sulfeto de hidrogênio, é correto afirmar que

A) sua massa molar é, aproximadamente, 33 g.mol-1 .

B) é uma mistura química entre o átomo de hidrogênio e o átomo de enxofre.

C) é classificado como uma substância inorgânica pertencente à função química denominada ácido.

D) sua fórmula química é H2SO2.

E) sua ligação química é do tipo iônica.

A B C D E
IF-RS - Química - 2018 - Vestibular

INSTRUÇÃO: Para responder à questão, considere o texto abaixo.


O ovo perfeito

Nenhum lugar da casa se parece tanto com um laboratório de química quanto a cozinha, onde diversos ingredientes são misturados, queimados, fermentados e submetidos a processos dignos de experiências científicas. Assim como no laboratório, ter noções de química é essencial para que o cozinheiro consiga preparar corretamente os pratos, até os mais simples. Veja, por exemplo, como levar à perfeição a arte de cozinhar ovos.
A clara possui água, gordura e colesterol. Também tem muitas proteínas que mudam de forma quando aquecidas. Elas se desenrolam e deixam expostas regiões na superfície que as ligam a outras proteínas, formando um emaranhado que transforma a clara no material sólido e branco que conhecemos. O ovo também tem bolhas de ar para que o filhote comece a respirar. Elas se tornam um problema quando cozinhamos porque, além de deixar o fundo do ovo chato, ainda podem aumentar a pressão interna e fazê-lo rachar. Para resolver o problema, basta furar o fundo da casca com uma agulha antes de cozinhar e colocar sal ou limão na água. Os dois ingredientes conseguem tampar o buraco porque agem sobre a clara da mesma forma que o calor: fazem as proteínas se juntarem e endurecerem antes que o ovo vaze na panela.
Há também outras maneiras pelas quais o ovo pode explodir. A casca é irregular e, ao aquecer, cada uma das partes começa a se expandir de forma diferente, o que pode levar a rachaduras. É preciso controlar a forma como ele esquenta para que isso não aconteça. Coloque o ovo em água fria, aqueça até ferver, reduza o fogo por mais 10 minutos e jogue em outro recipiente com água fria. Esse último procedimento também ajuda a eliminar aquela substância esverdeada que se forma em volta da gema. Ela surge quando o sulfeto de hidrogênio presente na clara esquenta e se expande.
O aumento de pressão o faz migrar para as regiões mais frias do ovo, como a gema, onde ele reage com o ferro e forma sulfeto de ferro, o material verde. Quando jogamos o ovo em água fria, a casca diminui de temperatura e atrai o sulfeto para longe da gema.
Finalmente, é bom saber que, quanto mais velho um ovo, mais fácil ele descasca. Ao envelhecer, ele se torna menos ácido, o que faz com que a membrana interna da casca se enfraqueça e não grude na parte branca.
É recomendável deixar os ovos ao menos uma semana na geladeira, com cuidado para que eles não estraguem.
Seguindo todas as dicas, o ovo terá formato, aparência e gosto perfeitos.
Que mistura: as histórias curiosas da química. Disponível em:<https://super.abril.com.br/ciencia/que-mistura-as-historiascuriosas-da-quimica/>. . Acesso em: 19 mar. 2018.
Avalie as afirmações abaixo.

I - “A clara possui água, gordura e colesterol.” Isso significa que a clara é uma mistura homogênea. II - “Também tem muitas proteínas que mudam de forma quando aquecidas. Elas se desenrolam e deixam expostas regiões na superfície que as ligam a outras proteínas, formando um emaranhado que transforma a clara no material sólido e branco que conhecemos.” Essa mudança de comportamento deve-se às forças intermoleculares. III - “O ovo também tem bolhas de ar para que o filhote comece a respirar.” Como o ar atmosférico é composto, aproximadamente, de 20% de gás oxigênio e 80% de gás nitrogênio, os filhotes aproveitam o oxigênio da mistura gasosa para se manterem vivos. IV - O cozimento dos ovos é um processo endotérmico. V - Se adiciona o limão na água de cozimento do ovo para deixá-la ácida.

Assinale a alternativa correta.

A) Apenas I.

B) Apenas I e III.

C) Apenas II e III.

D) Apenas I, II, III e V.

E) I, II, III, IV e V.

A B C D E

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