Analisando os personagens centrais dos romances “Dom Casm...

Analisando os personagens centrais dos romances “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, e “São Bernardo”, de Graciliano Ramos, é CORRETO afirmar que:...

UNIMONTES - Literatura - 2019 - Vestibular - PAES - Segunda Etapa

Analisando os personagens centrais dos romances “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, e “São Bernardo”, de Graciliano Ramos, é CORRETO afirmar que:

A) O narrador de “São Bernardo” busca encontrar, nas diferenças que existiam entre Madalena e ele, o reconhecimento de sua própria pessoa, uma definição para a sua existência no mundo.

B) Paulo Honório, ao final da vida, acredita que tudo seria diferente em sua relação com Madalena, caso fosse possível um novo recomeço.

C) Bento Santiago mostra-se, no desfecho da narrativa, bastante arrependido por suas atitudes em relação a Capitu e reconhece a improcedência de seus ciúmes.

D) Os ciúmes despropositados de Bento Santiago e de Paulo Honório causaram imenso sofrimento às suas respectivas esposas. Enquanto Capitu é levada por seu marido para a Europa e é abandonada por lá, Madalena desiste do casamento e se muda para outra cidade.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.