Leia os fragmentos abaixo para responder à questão.“Foi...

Leia os fragmentos abaixo para responder à questão.“Foi então que os bustos pintados nas paredes entraram a falar-me e a dizer-me que, uma vez que eles n?...

UNIMONTES - Literatura - 2019 - Vestibular - PAES - Segunda Etapa

Leia os fragmentos abaixo para responder à questão.


“Foi então que os bustos pintados nas paredes entraram a falar-me e a dizer-me que, uma vez que eles não alcançavam reconstituir-me os tempos idos, pegasse da pena e contasse alguns. Talvez a narração me desse a ilusão, e as sombras viessem perpassar ligeiras, como ao poeta, não o do trem, mas o do Fausto: Aí vindes outra vez, inquietas sombras?... Fiquei tão alegre com esta idéia, que ainda agora me treme a pena na mão. Sim, Nero, Augusto, Massinissa, e tu, grande César, que me incitas a fazer os meus comentários, agradeço-vos o conselho, e vou deitar ao papel as reminiscências que me vierem vindo.” Fonte: ASSIS, Machado de. Dom Casmurro, p. 2.

“Tenciono contar a minha história. Difícil. [...] As pessoas que me lerem terão, pois, a bondade de traduzir isto em linguagem literária, se quiserem. Se não quiserem, pouco se perde. Não pretendo bancar o escritor. [...] – Então para que escreve? – Sei lá! O pior é que já estraguei diversas folhas e ainda não principiei.” Fonte: RAMOS, Graciliano. São Bernardo, p. 11-13.


Analise as afirmativas abaixo.

I - A escrita literária surge, nos dois romances, como tentativa de acerto de contas com o passado. II - Os protagonistas masculinos das duas narrativas optam por lançar ao papel suas reminiscências. Ambos os narradores buscam montar um conjunto de evidências que comprovaria o adultério de suas respectivas esposas. III - Apesar de se propor a escrever um livro, Paulo Honório não sabe bem a motivação. Entretanto, com o desenrolar da narrativa, é possível depreender que o personagem busca uma explicação para o desmoronamento de sua vida e do seu casamento.

Estão INCORRETAS as afirmativas:

A) I, apenas.

B) I e III, apenas.

C) II, apenas.

D) I, II e III.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.