Leia atentamente o excerto a seguir: “São diversas, dif...

Leia atentamente o excerto a seguir: “São diversas, diferentes e insistentes as pressões externas e internas destinadas a provocar a reestruturação do E...

UECE-CEV - Sociologia - 2019 - Vestibular - Filosofia e Sociologia 2° Fase

Leia atentamente o excerto a seguir:


“São diversas, diferentes e insistentes as pressões externas e internas destinadas a provocar a reestruturação do Estado. Trata-se de promover a desestatização e desregulação da economia nacional; simultaneamente, promover a privatização de empresas produtivas estatais e dos sistemas de saúde, educação e previdência. Além disso, abrem-se os mercados, facilitando-se as negociações em associações de corporações transnacionais com empresas nacionais. Muitas conquistas sociais já foram ou estão sendo redefinidas, reduzidas ou mesmo eliminadas, sempre a partir de palavras de ordem como ‘mercado’, ‘produtividade’, ‘competitividade’; com graves prejuízos para os que são obrigados a vender a sua força de trabalho para viver ou sobreviver”.

Fonte: IANNI, O. https://periodicos.fclar.unesp.br/estudos/ article/download/753/618 p.110



De acordo com a análise de Otávio Ianni acerca da globalização e seus efeitos sobre os Estados nacionais, é correto afirmar que

A) os Estados nacionais, embora passem a ser dependentes do jogo de forças do mercado mundial, dispõem de condições plenas de exercerem suas soberanias.

B) é a destruição de projetos de capitalismo nacional, bem como a transformação dessas nações em províncias dependentes do capitalismo global.

C) se dá a abertura dos mercados para a livre circulação de direitos sociais e civis em um novo modelo de sociedade sem fronteiras nem restrições..

D) os Estados nacionais se enfraquecem para, em seu lugar, ser criado espaço para o fortalecimento de uma cidadania planetária de igualdade para todos.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.