Atente para o seguinte enunciado: “A ética é um conjunt...

Atente para o seguinte enunciado: “A ética é um conjunto de princípios e disposições voltados para a ação, historicamente produzidos, cujo objetivo é...

UECE-CEV - Sociologia - 2019 - Vestibular - Filosofia e Sociologia 2° Fase

Atente para o seguinte enunciado: “A ética é um conjunto de princípios e disposições voltados para a ação, historicamente produzidos, cujo objetivo é balizar as ações humanas. A ética existe como uma referência para os seres humanos em sociedade, de modo tal que a sociedade possa se tornar cada vez mais humana”.



Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/administracao/etica-cidadania-e-moral/27500



Considerando referências éticas, assinale a afirmação verdadeira.


A) O tipo de desenvolvimento econômico vigente no Brasil tem gerado, estrutural e sistematicamente, situações práticas que favorecem a afirmação dos princípios éticos.

B) Ética não tem relação com situações de injustiça, de desigualdade, de indignidade e de discriminação, de onde se conclui que a quebra da ética não afeta as populações socialmente vulneráveis.

C) A falta de ética gera desigualdades crescentes e injustiças, rompe laços de solidariedade, reduz ou extingue direito, lança populações inteiras a condições de vida cada vez mais indignas.

D) A atitude ética está relacionada ao comportamento individual pautado nas tradições morais que devem ser respeitadas, mesmo que neguem o direito à pluralidade e à diversidade da condição humana

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.