O crescimento do movimento sindical no Brasil é interrompi...

O crescimento do movimento sindical no Brasil é interrompido com o golpe militar de 1964, com a perseguição dos trabalhadores sindicalizados e os sindicatos...

UECE-CEV - Sociologia - 2019 - Vestibular - Filosofia e Sociologia 2° Fase

O crescimento do movimento sindical no Brasil é interrompido com o golpe militar de 1964, com a perseguição dos trabalhadores sindicalizados e os sindicatos submetidos ao total controle do Estado. O sindicalismo volta a ganhar forças somente no fim dos anos 1970, quando retoma mas greves em diversas fábricas no estado de São Paulo”.


Fonte: https://www.politize.com.br/ sindicalismo-no-brasil-e-no-mundo/

O momento da história do sindicalismo brasileiro que marca a retomada das lutas sindicais no País, ainda no período da ditadura militar, é corretamente definido

A) pelo surgimento do novo sindicalismo, que retomou as comissões de fábrica e propôs um modelo de sindicato combativo e livre da estrutura sindical atrelada ao Estado.

B) pela construção de novo pacto entre trabalhadores e patrões, visando à harmonização e à cooperação entre o capital e o trabalho.

C) pelo fortalecimento dos sindicatos de conciliação dos interesses da grande indústria com o objetivo de beneficiar os trabalhadores.

D) por organizações sindicais com plena liberdade de ação e mobilização, sem, no entanto, utilizarem-se de greves como forma de luta dos trabalhadores.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.