Leia o texto e observe os dados a seguir: O presidente dos...

Leia o texto e observe os dados a seguir: O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vê uma emergência nacional na fronteira. Trump alerta para “uma i...

Esamc - Atualidades - 2019 - Vestibular - Segundo Semestre

Leia o texto e observe os dados a seguir:
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vê uma emergência nacional na fronteira. Trump alerta para “uma invasão” de imigrantes irregulares que cruzam sem cessar, sobrecarregando a polícia de imigração. O presidente relaciona esses imigrantes diretamente com o crime violento nas cidades (que está nos patamares mínimos históricos), uma relação que as próprias polícias locais negam e sobre a qual ele não conseguiu fornecer dados. Também considera que a fronteira é a origem da heroína consumida nos EUA, vinculando-a com a crise da dependência de opioides – que não são drogas ilegais, e sim compradas com receita médica. O crime violento e o vício das drogas no país, segundo Trump, são problemas que se solucionam construindo um muro.
(A única emergência na fronteira é Trump. Disponível em: https://brasil.elpais.com/brasil/2019/02/15/internacional/1550256705_489260.html/. Acesso em: 07 mar. 2019, às 18h30)

(Muro de Trump: 7 gráficos para entender polêmico projeto na fronteira EUA-México que paralisou governo americano. Imagem disponível em: https://www.bbc.com/ portuguese/internacional-46944513. Acesso em: 07 mar. 2019, às 18h35.)
Principal promessa eleitoral de Donald Trump em 2016, a construção de um muro separando a fronteira entre México e Estados Unidos da América continua como promessa política. Sobre as polêmicas envolvendo tal obra, é correto o que se afirma em:

A) O trânsito na fronteira é comum. As cidades americanas recebem mão de obra especializada, enquanto as cidades do México recebem estadunidenses pobres em busca de medicamentos e serviços médicos mais baratos.

B) Uma das poucas certezas em relação à construção do muro é o material a ser empregado, tal qual as dimensões do muro. Trump, do setor imobiliário, propôs a construção com orçamentos das principais construtoras do país.

C) A maior parte dos imigrantes ilegais nos Estados Unidos chegam ao país através dos aeroportos. São pessoas com visto de turismo, que ao término da autorização, simplesmente não retornam para seus países de origem.

D) Apesar do grande apoio democrata à construção do muro, é incerto o local de sua construção. Boa parte da fronteira sul dos Estados Unidos é um grande deserto e nessas regiões, a marcação da fronteira não é precisa.

E) Donald Trump é o primeiro presidente a efetivamente propor a construção de um muro entre os EUA e o México. Os governos anteriores preocuparam-se somente em ampliar a vigilância das zonas fronteiriças de grande fluxo.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.