O Parlamento britânico rejeitou [...] mais uma vez o acord...

O Parlamento britânico rejeitou [...] mais uma vez o acordo proposto pela primeira-ministra Theresa May para o Brexit, a maior derrota do governo na história...

Esamc - Atualidades - 2019 - Vestibular - Segundo Semestre

O Parlamento britânico rejeitou [...] mais uma vez o acordo proposto pela primeira-ministra Theresa May para o Brexit, a maior derrota do governo na história moderna – o recorde anterior era de 1924, com diferença de 166 votos. Depois disso, o Parlamento aprovou duas emendas ao projeto: uma delas exigindo que o “backstop” na fronteira com a Irlanda do Norte seja substituído por “arranjos alternativos para evitar uma fronteira ‘dura’”; e outra, consultiva que rejeita que o Reino Unido deixe a União Europeia sem um Acordo de Retirada e um Marco para o Futuro Relacionamento.
(Parlamento britânico rejeita novamente acordo de Theresa May sobre o Brexit. Disponível em: https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/03/12/parlamento-britanicorejeita-novamente-acordo-sobre-o-brexit.ghtml. Acesso em: 12 mar. 2019, às 19h10)
Iniciado por um plebiscito em 2016, o processo de saída do Reino Unido da União Europeia prolongou-se de maneira quase teatral em debates no parlamento inglês (Londres) e no Conselho da União Europeia (Bruxelas). Aos ingleses, o processo resultou na demissão de um primeiro ministro, no esgotamento político do partido conservador e em constantes mudanças da opinião pública sobre o acontecimento. Entre os empecilhos para a saída, é correto afirmar que o problema relaciona-se com a (o):

A) fronteira entre Irlanda do Norte e a Irlanda. Atualmente, ambas fazem parte da UE, mas somente a Irlanda compõe o chamado Reino Unido. Com o Brexit, seria necessário policiar a fronteira entre as duas Irlandas, o que poderia incentivar o reaparecimento de movimentos ultranacionalistas na ilha.

B) reavaliação da opinião pública sobre o fenômeno. Em 2016, o plebis- cito foi feito sem que a população comum soubesse o real impacto do Brexit. Com consequências econômicas graves, como a desacele- ração da economia, boa parte dos eleitores ingleses questionam a praticidade de se afastar da UE.

C) falta de um plano de saída gradual. O Partido Conservador, encarregado de traçar os termos do Brexit, apesar de ter logrado propor algo que agradasse a maioria do parlamento inglês, não conseguiu agradar o Conselho da UE, que rejeitou a proposta inicial e todas as subsequentes.

D) ação política da rainha da Inglaterra, Elizabete I. Apesar de tradicionalmente não se envolver em questões internas do andamento político no Reino Unido, a rainha representa o bloco internacionalmente, e pronunciou-se contrária ao Brexit, o que afetou a opinião pública e política sobre a questão.

E) fortalecimento do Grupo Separatista Galês (GSG). Historicamente, o País de Gales tentou por diversas vezes sua independência do Reino Unido. Com a integração do bloco à União Europeia, tal movimento arrefeceu. Durante o plebiscito, Gales votou maciçamente contra o Brexit.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.