“Não restam dúvidas de que a violência é marca centr...

“Não restam dúvidas de que a violência é marca central da formação do povo brasileiro e da constituição do Brasil nação, se revelando, primeiramen...

UECE-CEV - Sociologia - 2019 - Vestibular - Filosofia e Sociologia 2° Fase

Não restam dúvidas de que a violência é marca central da formação do povo brasileiro e da constituição do Brasil nação, se revelando, primeiramente, mediante o genocídio e o etnocídio indígena e, posteriormente, com a escravidão. [...] Entretanto, cabe destacarmos que a lógica de extermínio e saque não ficou no passado colonial.
BARROSO, M. F. “O começo do fim do mundo”: violência estrutural contra mulheres no contexto da hidrelétrica de Belo Monte. Tese de doutorado, UERJ, 2018, p. 36 e 37.

Considerando o texto acima, assinale a afirmação verdadeira.

A) Atualmente, tanto as populações indígenas quanto as de afrodescendentes brasileiros e as populações pobres encontram-se plenamente integradas à sociedade brasileira.

B) Por ser exclusivamente decorrente dos conflitos interpessoais, a violência na atualidade brasileira não tem nenhuma relação com o Estado.

C) No Brasil, as relações sociais de natureza violenta configuram um fenômeno contemporâneo visivelmente identificado com o surgimento da globalização atual.

D) Desde a sua colonização, a formação da sociedade brasileira se estruturou sob relações violentas que ainda permanecem nas atuais relações sociais no Brasil.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.