O orientalismo é uma construção ocidental sobre os povos...

O orientalismo é uma construção ocidental sobre os povos e culturas orientais, segundo o intelectual Edward Said. Nesse processo, preconceitos e estereótip...

COMVEST - UNICAMP - Artes Visuais - 2020 - Vestibular - Ciências Humanas e Artes

O orientalismo é uma construção ocidental sobre os povos e culturas orientais, segundo o intelectual Edward Said. Nesse processo, preconceitos e estereótipos são construídos sobre sociedades muito diversas entre si. Referências à cultura islâmica são particularmente ricas para a construção desse imaginário estereotipado, sobretudo em suas elaborações pela literatura e pelas artes plásticas europeias.

Rudolph Weisse, (1869-1927) Os jogadores de dados. (Disponível em https://blog.britishmuseum.org/an-introduction-to-orientalis tpainting/?_ga=2.56311842.808380880.15712149821542458113.156864822 4 . Acessado em 09/11/2020.)
Considerando a obra do pintor tcheco reproduzida acima e as reflexões formuladas por Said, assinale a alternativa correta.

A) Destaca-se, na representação da cena, a ausência de mulheres; tal construção sinaliza a condição de submissão feminina nas sociedades islâmicas e contrasta com a ideia de mulheres ativistas no final do século XIX que lutavam pelo voto no Ocidente.

B) A obra retrata o cotidiano de uma sociedade de costumes tradicionais e remete à ideia de um modelo de vida simples e sem tensões sociais evidentes, demarcando ritmos históricos distintos entre o Oriente e o Ocidente.

C) O realismo da pintura tem uma forte influência da fotografia, com suas técnicas e inovações sobre luzes e sombras, e valoriza os costumes das sociedades islâmicas e seus estilos de vida, num tipo de pintura conhecida como costumbrismo.

D)

A cena do garoto e do senhor pedindo esmolas é um traço da cultura religiosa islâmica e, para os pintores europeus da época, a religião era uma das principais diferenças entre eles e os povos do Oriente Médio e do Norte da África.



A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.