Questão de Vestibular nº 2460 - para treinar...

Questão de Vestibular nº 2460 - para resolução grátis. Pratique com milhares de exercícios....

COMPERVE - Medicina - 2019 - Vestibular - Técnico em Massoterapia

O texto abaixo servirá de base para a questão.

A família Monteiro vive em uma cidade do interior de um estado da região Nordeste e vivencia os problemas comuns nesse contexto social. O senhor João, 83 anos de idade, passou a morar recentemente com a família do filho mais velho, após a morte de sua esposa, a senhora Maria, de acidente vascular grave. Seu filho mais velho, Pedro, de 63 anos, mora com uma família de três filhos e a esposa Lúcia, de 52 anos, em uma casa de periferia com cinco cômodos, sendo três quartos, um banheiro, uma sala e uma cozinha. Os filhos, Pedro Júnior (16 anos), Maria Eduarda (15 anos) e Luís Paulo (9 anos) dividem um dos quartos e estudam em uma escola pública do bairro. Essa família vivencia a rotina e os desafios cotidianos de uma família de classe média baixa.

A relação dos irmãos tem se mostrado conflituosa e com problemas de ordem física e emocional, o que tem causado tristeza e aborrecimento ao senhor João, que tem problemas cardíacos. Com a morte da esposa e a mudança em sua vida, o senhor João tem se apresentado calado e sem se alimentar direito. Além disso, Maria Eduarda teve que dividir um quarto pequeno com os irmãos, no qual cabe apenas uma cama, em que dormem dois juntos, e o outro em uma rede acima da cama. Eduarda reclama bastante, porque Pedro Júnior fica muito tempo no banheiro, preocupado, pois observou que, em seu pênis, há uma ferida que não dói, não coça, não arde e não tem pus. Ele também tem sentido ínguas (caroços) na região da virilha que causam incômodo. 

O cardiologista informou ao senhor João que, diante do histórico familiar de AVC, também conhecido como AVE, e do quadro de hipertensão do idoso, o filho e os netos teriam chances de desenvolver essas doenças/complicações. Por isso, como formas de prevenção, eles deveriam evitar os principais fatores de risco, que são:

A) uso nocivo de álcool e cigarro (tabagismo ativo); consumo de alimentação processada e ambientes que favorecem a disseminação dessas doenças contagiosas.

B)

uso nocivo de álcool e cigarro (tabagismo ativo e/ou passivo); consumo de alimentação não saudável e sedentarismo.



C) consumo de alimentação hipercalórica ou hipossódica; excesso ou ausência de atividade física e estilo de vida estressante.

D) consumo de alimentação hipocalórica ou hipersódica; excesso de atividade física e ocupação estressante.

A B C D E

{TITLE}

{CONTENT}
Precisa de ajuda? Entre em contato.